Ranking: Sargento Damassa foi o vereador mais produtivo de Vilhena na legislatura 2021-2024
Dados da Câmara Municipal de Vereadores de Vilhena revelam que foram feitas 2.258 matérias pelos parlamentares nos 4 anos de mandato
Encerrada na última terça-feira, 31 de dezembro de 2024, a legislatura que começou em 1° de janeiro de 2021 em Vilhena produziu, através de seus 13 vereadores, um total de 2.258 matérias legislativas, entre projetos de lei, requerimentos, indicações e outros.
A Freportagem compilou os dados da Câmara Municipal de Vilhena referentes ao período e organizou conforme a produtividade de cada parlamentar. O destaque de produtividade ficou com Sargento Damassa, que produziu 401 matérias legislativas, enquanto o menos produtivo de toda a Câmara foi Dhonatan Pagani, com apenas 60 matérias, quase 3 vezes menos que a média geral do Legislativo local, que ficou em 174.
Do total de matérias produzidas pelos 13 edis, cerca de metade foram feitas por apenas quatro vereadores: Sargento Damassa (401), Zé Duda (375), Zezinho da Diságua (273) e Samir Ali (202).
Na sequência, em quinto lugar, aparece Wilson Tabalipa, com 183 matérias protocoladas, pouco acima da média da Câmara, de 174. A seguir vêm Ronildo Macedo (143), Zeca da Discolândia (135), Nica Cabo João (111), Professora Vivian (102), Toninho Gonçalves (101), Clérida Alves (95), Pedrinhos Sanches (77) e o lanterninha Dhonatan Pagani (60), em último, na 13ª colocação.
Um dos destaques também vai para Toninho Gonçalves, que tendo um mandato de apenas um ano e oito meses, superou a média mensal da Câmara, apresentando 5,1 matérias no período que esteve no mandato, contra 4,4 da média do Legislativo, angariando ainda média anual de 61 matérias, contra 52 da média geral da Câmara. Proporcionalmente ao tempo de mandato, foi o quarto parlamentar mais produtivo.
Nessa linha, considerando a média mensal de matérias produzidas, o ranking é quase idêntico, alternando apenas a posição de Toninho: Sargento Damassa (9,8 por mês), Zé Duda (9,1), Zezinho da Diságua (6,7), Toninho Gonçalves (5,1), Samir Ali (4,9), Wilson Tabalipa (4,5), Ronildo Macedo (3,5), Zeca da Discolândia (3,3), Nica Cabo João (2,7), Professora Vivian (2,5), Clérida Alves (2,3), Pedrinho Sanches (1,9) e Dhonatan Pagani (1,5).
No perfil de cada vereador, disponível no site da Câmara, é possível consultar a quantidade de matérias que cada um produziu. A análise, evidentemente, não incorpora todas as ações dos vereadores, que podem ter feito ligações, ofícios e pedidos diretos não computados no site da Câmara.
Em entrevista ao Rota Policial News, Sargento Damassa agradeceu a equipe que com ele trabalhou e aos moradores de Vilhena pela confiança.
“Ser o destaque em produtividade legislativa é uma honra que compartilho com minha equipe. Esses quatro anos de trabalho só foram possíveis graças ao empenho, dedicação e competência de cada um que esteve ao meu lado. Agradeço a todos que acreditaram no nosso trabalho. Este reconhecimento é nosso! Continuaremos juntos por uma cidade melhor”, disse Damassa.
Fonte: Folha do Sul Online/ Rota Policial News