Geral

Vereadores elogiam atuação da Prefeitura de Vilhena em prol do pequeno produtor rural do município Quinta-feira, 11 de março de 2021

Ações realizadas pela Semagri beneficiam zona rural do início ao fim da cadeia produtiva

Durante os três primeiros meses deste ano, o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), junto aos produtores rurais tem gerado elogios da nova legislatura em Vilhena. Na última sessão ordinária do mês de fevereiro, os vereadores Dhonatan Pagani e Pedrinho Sanches ressaltaram as ações realizadas pela secretaria. Além disso, os parlamentares Ademir Alves e Zezinho da Diságua estiveram na Prefeitura e reconheceram a relevância da atuação do Executivo no agro local.

O prefeito Eduardo Japonês agradece a participação dos edis e relembra que, como produtor rural, faz questão que a Prefeitura ajude o homem do campo em Vilhena do início ao fim do ciclo produtivo. “Determinei desde o início de minha gestão em 2018 que a Prefeitura atue em todas as etapas do agro: gradeamento, destoca, recuperação de estradas, adubação, assistência técnica no plantio, abertura de poços artesianos, assistência no manejo, capacitação para aumento da produtividade, disponibilização de corretivos de solo, organização das feiras livres, apoio na venda para o mercado local, compra da colheita dos produtores vilhenenses, entre outros. Em cada fase dessas nós estamos agindo forte com serviços que realmente ajudam quem precisa”, garante Japonês.

Na sessão ordinária do dia 18 de fevereiro, os vereadores aprovaram o projeto de crédito adicional suplementar no valor de R$ 50 mil, do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA), para a compra da produção dos agricultores locais com recursos da arrecadação do programa Porteira Adentro.

Após o projeto ser colocado em discussão, o vereador Dhonatan Pagani, elogiou a Semagri e apontou a ação como forma eficiente de gestão do recurso público. “O Programa Porteira Adentro realiza o serviço com baixo custo ao produtor e, através dessa receita, a secretaria consegue atender o agricultor, comprando as hortaliças que muitas vezes não seriam vendidas por conta da pandemia. Esse modelo de atividade tem que ser implantado cada vez mais no poder público, que é a eficiência no uso do recurso, que neste caso se traduz na arrecadação através do serviço ao produtor e destinação desse recurso também para ajudar o pequeno agricultor”, apontou Pagani, que também já fez visita e constatou a qualidade da carne do abatedouro municipal Frigovil, que funciona com concessão pública e tem fiscalização sanitária de servidores da Semagri.

Ainda na sessão citada acima, solicitando a fala, o vereador Pedrinho Sanches, que já visitou a Semagri tecendo elogios, ressaltou que a Semagri pode servir de molde para outras cidades e enfatizou os trabalhos voltados em benefício ao trabalhador do campo. “Acredito que esse projeto pode ser exemplo para os outros municípios, principalmente aqui do Cone Sul, onde tem uma forte agricultura familiar. Quando o produtor não consegue colocar sua produção no mercado, a secretaria tem uma equipe que entra em contato com todo o comércio e busca fazer a venda. E mesmo nos casos que esta mercadoria não pôde ser colocada à venda, a secretaria compra o produto e distribui aos órgãos públicos, como o hospital, ONGs, entre outros”, destaca Pedrinho.

No início de fevereiro o vereador Zezinho da Diságua também visitou a Semagri. “Pude estar reivindicando algumas demandas relativas a esta pasta. Logo, quero aqui parabenizar o secretário pelo brilhante trabalho prestado à frente desta pasta”, garantiu, em suas redes sociais.

Já nesta quarta-feira, 10 de março, o vereador Ademir Alves também foi recebido por Jair Dornelas. “Realizei visita à Semagri a fim de parabenizar o trabalho que vem sendo realizado pelo secretário Jair e sua equipe, que nos receberam com muito carinho. A secretaria vem desenvolvendo um trabalho bonito junto aos chacareiros de nosso município, sempre com muita presteza e dedicação. Parabéns, Jair. Vilhena precisa de pessoas assim como você, dispostas a atuar de verdade e fazer a diferença”, garantiu em publicação de sua página.

“Nosso foco é o produtor. Durante a pandemia tudo ficou complicado e a função do poder público é ajudar o cidadão. Nós aqui fazemos isso. Procuro gerir nossos recursos de forma eficiente, para que sempre possamos atender da melhor forma. Recentemente lançamos edital para oferecer o maquinário para 11 comunidades de pequenos produtores, por exemplo”, destaca Jair Dornelas, secretário municipal de Agricultura.

https://youtu.be/TWv00h6r7r4

 

Semcom

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)