Geral

Porto Velho envia carta de elogios ao laboratório do Hospital Regional e à gestão na Saúde de Vilhena

Gestão: máquina que foi colocada para funcionar fez quase 2 mil diagnósticos no 1° mês de funcionamento

O maior laboratório de exames públicos de Rondônia elogiou a atuação da gestão e dos profissionais de saúde do laboratório de exames do Hospital Regional. Através de documento (leia na íntegra abaixo), o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) de Rondônia parabeniza a implantação de exames analíticos na unidade, que hoje realiza mais de 6 mil diagnósticos por mês. Inclusive, no último mês um equipamento foi ativado após vários meses parados e sozinho faz quase 2 mil diagnósticos de diversas doenças.

Desde que o Cobas E 411, da Roche, foi ativado, um equipamento de última tecnologia, (conforme divulgado aqui), o laboratório do Hospital Regional de VIlhena (HRV) passou a realizar mais de 6 mil diagnósticos por mês. Sem precisar enviar suas amostras para Porto Velho, a medida reduziu drasticamente o tempo de espera pelo resultado e aliviou a carga do Lacen na capital, que recebe coletas de todo o Estado, demorando até 60 dias para responder.

GESTÃO EFICIENTE – Destes 6 mil, cerca de 1,8 mil são do aparelho que entrou em funcionamento recentemente. Apesar de atender 210 pacientes por mês em média, o aparelho investiga no sangue dos pacientes diversas doenças, o que resulta nos quase 2 mil diagnósticos, que incluem  toxoplasmose, rubéola, HIV, hepatites, anemia, marcadores cancerígenos, tumorais e cardíacos, PSA, bem como hormônios da fertilidade e tireoideanos.

Apesar de ter assumido a coordenação do laboratório em 15 de outubro, Roberta se dedicou na recuperação do funcionamento do local, fazendo o Cobas iniciar os trabalhos em 15 dias, após vários meses parados.

“No início de 2019 poderemos ampliar nossa quantidade de exames, pois teremos a inauguração de mais uma ala no HRV, que é a entrada do Laboratório de Análises Clínicas, com sala de coleta, recepção e mais espaço para nossa atuação. Agradeço a toda equipe do laboratório, pois um trabalho em equipe nos faz romper qualquer barreira e conquistarmos juntos um objetivo em comum”, revela Roberta Priscila Baccili Castilho Matos, diretora do laboratório de Vilhena.

O prefeito Eduardo Japonês também se manifestou e agradeceu o empenho de sua equipe em prol da Saúde vilhenense. “Nosso foco é fazer a Saúde funcionar. Muitas coisas não aparecem, pois são detalhes internos, procedimentos e máquinas que não são tão visíveis. No entanto, a população sente que é bem atendida, com rapidez e qualidade, como a própria capital reconheceu. Essa é a nossa recompensa: ver as pessoas felizes e bem atendidas”, conta o prefeito.

A diretora do HRV, Ana Carla Andreola, fez coro às manifestações positivas revelando os sacrifícios que os profissionais do hospital empreendem na unidade. “Damos o sangue aqui, dia e noite, para que as coisas aconteçam. É um prazer ver os frutos de nosso esforço aparecer. Fizemos muito em 2018, mas o ano que vem será um ano de transformações importantes também!”, elogiou.

– LEIA O TEXTO DO DOCUMENTO na íntegra, enviada à Secretaria de Saúde de Vilhena, também tecendo elogios ao secretário de Saúde Afonso Emerick, abaixo:

“Vimos mui respeitosamente através deste, parabenizá-lo pela atuação de sua equipe do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira, em particular a Dra. Roberta Priscila Baccili, pela implantação dos exames analíticos neste nosocômio. Isso demonstra claramente a visão de um gestor voltado para atender a saúde da população do município e região.

O Lacen (RO) se coloca à disposição para qualquer apoio em treinamentos e capacitações que se fizerem necessários para o melhor andamento dos trabalhos.

Sem mais para o momento, nos colocamos a disposição de Vossa Senhoria, ao tempo que aproveitamos a oportunidade para enviar nossos votos de consideração e apreço

Luiz Armanini Tagliani

Diretor Geral Lacen (RO)

13 de novembro de 2018”

O próprio secretário, Afonso Emerick, aproveitou a ocasião para documentar seus agradecimentos, através do ofício n° 875/2018, conforme texto abaixo:

“Pelo presente, apresentamos o nosso agradecimento ao tempo em que parabenizamos a equipe do laboratório pela implantação dos exames analíticos do HRV, a qual está sob a vossa responsabilidade técnica, tendo o reconhecimento do Diretor Geral do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-RO), conforme cópia anexa do Ofício n° 831/GAB/LACEN, de 13 de novembro de 2018

Afonso Emerick Dutra

Secretário Municipal de Saúde de Vilhena

21 de novembro de 2018”.

Semcom

Facebook Comentários

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)