Geral

Cobras assustam moradores de Nova Conquista; falta da limpeza de terrenos vem gerando transtornos

Adolescente matou cobra para salvar idosa

Moradores de Nova Conquista compartilharam nesta semana com a redação fotos e vídeos de aparecimentos preocupantes de cobras na comunidade.

Em um dos casos, um menor de idade salvou uma idosa de uma cobra que entrou na casa da mulher, que tem problemas no coração.

O jornal conversou com mais moradores, que preferiram não se identificar, e com especialista em Biologia para entender mais sobre a situação.

Uma das moradoras explicou a situação dramática pela qual a família passou nesta semana. “Essa cobra amarela (veja vídeo em anexo) foi morta na casa da minha sogra, que tem problema de coração e se assustou muito com essa cobra dentro da casa dela. Meu sogro estava trabalhando e eu também. Minha sogra estava sozinha e começou a pedir socorro. Meu filho, que é menor de idade, foi lá e matou a cobra com uma enxada. Quando cheguei, um tempo depois, eles já tinham tirado a cobra para fora da casa e colocado debaixo de uma árvore, onde gravei o vídeo”, conta a mulher.

Ela salienta que na comunidade a quantidade de vegetação que cresce em quintais desocupados ou casas com quintais grandes é um agravante.

“Tem muito mato, mas se todos limpassem os terrenos não viriam animais assim pra dentro de casa. É bom avisar que as pessoas precisam limpar os terrenos e quintais abandonados. Sem limpeza, insetos e aranhas se multiplicam. Aqui tem muitos idosos e crianças que podem ser atacados”, diz.

Outra moradora também gravou vídeo que mostra a agilidade impressionante de uma cobra escura que atravessa a estrada que dá acesso à comunidade.

Ela parou o carro para filmar e jogou algumas pedras para afastar a serpente do caminho. Em um salto a cobra sai em rapidez para o mato.

“Ambas são inofensivas. A mais scura pode ser a Cobra-cipó, Chironius sp e a amarela a Papa-pinto, Drymarchon corais. Entretanto, ambas possuem formas de defesa contra predadores que podem assustar. Lembrando que, em regra, serpentes que fazem um certo alvoroço ao serem avistadas e incomodadas, são aquelas que não possuem veneno, inclusive aproximadamente 90% das serpentes, no Brasil, não são peçonhentas. Mas, como medida de segurança, o ideal é não chegar perto desses e de qualquer outro animal silvestre. Um profissional capacitado deve ser chamado o quanto antes, como os servidores do Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou da Polícia Militar Ambiental”, explica o biólogo Thiago Baldine.

De acordo com o especialista, no período chuvoso a ocorrência de serpentes é maior principalmente porque suas presas estão mais ativas. “Isto está relacionado a cadeia alimentar, quanto mais presas em potencial, maior a movimentação de predadores”, explica Baldine.

Também foi registrada foto de uma Cascavel na localidade recentemente. Ao contrário das outras, essa tem veneno potente. Segundo o Instituto Butantan, a cascavel é responsável por cerca de 10% dos acidentes com cobras no Brasil.

Ela possui um veneno bastante tóxico, atacando os músculos e o sistema nervoso. A picada pode causar a sensação de formigamento ou dor no local, geralmente sem lesão ou inchaço muito evidente.

O paciente pode apresentar dificuldade de manter os olhos abertos, visão turva ou dupla, dificuldade de fala, dores musculares generalizadas e urina escura. É muito importante que o acidentado por cascavel procure atendimento médico o mais rápido possível para que receba o tratamento com o soro antiofídico específico (anticrotálico).

O instituto ainda recomenda que “quem for mordido jamais deve fazer torniquetes ou garrotes – isso agrava a ação do veneno e pode levar à amputação do membro atingido. Também não se deve enfaixar a ferida. Pode-se lavar a ferida com água e sabão ou com soro fisiológico. Mas a melhor coisa a se fazer é levar a vítima o mais rápido possível para o hospital e, de preferência, com a cobra”.

Fonte: Folha do Sul Online/ Hebert Weil

Vídeo e fotos: Moradores de Nova Conquista

 

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)