Política

Candeias do Jamari em RO terá duas eleições para prefeito neste ano, a primeira é no domingo

Eleição suplementar está marcada para o dia 9 de junho e não anula a eleição municipal que tem o primeiro turno previsto para acontecer no dia 6 de outubro. Desta forma, em menos de 5 meses terão duas eleições para prefeito

Os eleitores de Candeias do Jamari (RO) devem escolher dois prefeitos em menos de 5 meses neste ano. Isso porque, além da eleição municipal regular, com primeiro turno marcado para outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) determinou que seja feita uma eleição direta suplementar no domingo (9).

A eleição suplementar vai acontecer porque o último prefeito eleito, Valteir Queiroz, e o vice-prefeito, Toninho Cerejeiras, tiveram mandatos cassados após uma operação da Polícia Civil contra corrupção.

Desde novembro de 2023, Aussemir Almeida, até então presidente da Câmara de Vereadores, ocupa o cargo de prefeito interino.

O candidato que vencer a disputa eleitoral do próximo domingo só deve exercer o cargo por cerca de cinco meses, já que a eleição suplementar não anula a eleição municipal.

Candidatos na eleição suplementar

O município está localizado a pouco mais de 20 quilômetros de Porto Velho, e aproximadamente 6,5 mil km² e 22 mil habitantes. Para a disputa suplementar estão confirmados pelo TRE-RO três candidatos oficiais:

  • Dr. Ribamar Araújo (PL)
  • Lindomar Barbosa Alves (Republicanos)
  • Paulo Cadilack (PMB)

 

Quando vai acontecer?

A eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito de Alto Alegre está marcada para o dia 9 de junho, de 8h às 17h.

Quem pode votar?

Estão aptos para votar eleitoras e eleitores do município de Candeias do Jamari, com o título de eleitor regularizado até o dia 10 de janeiro.

Onde votar?

Serão 12 locais de votação, sendo 7 na área urbana e 5 na área rural. Confira a lista:

  1. Local de Votação: 1066 – ALBINO BUTTNER – ESCOLA ESTADUAL
  2. Local de Votação: 1090 – CANDIDO GIACOMETT – ESCOLA MUNICIPAL
  3. Local de Votação: 1040 – CARLOS DRUMOND DE ANDRADE – ESCOLA ESTADUAL
  4. Local de Votação: 1023 – DOM JOAO BATISTA COSTA – ESCOLA MUNICIPAL
  5. Local de Votação: 1058 – JAIME BACESSAT – ESCOLA ESTADUAL
  6. Local de Votação: 1104 – JEQUITIBÁ – ESCOLA MUNICIPAL
  7. Local de Votação: 1031 – JONATHAS COELHO NEIVA – ESCOLA MUNICIPAL
  8. Local de Votação: 1120 – MARIA GORETE ALVES SOUZA – ESCOLA MUNICIPAL
  9. Local de Votação: 1082 – MÁRIO COVAS – ESCOLA MUNICIPA
  10. Local de Votação: 1074 – PRÉ ESCOLA FRANCISCO ALVES DA SILVA
  11. Local de Votação: 1015 – TEODORO DE ASSUNCAO – ESCOLA ESTADUAL
  12. Local de Votação: 1112 – VOVÓ GINOCA – ESCOLA MUNICIPAL

Seis prefeitos em sete anos

Ex-prefeitos e atual prefeito de Candeias do Jamari, RO — Foto: Reprodução

Ex-prefeitos e atual prefeito de Candeias do Jamari, RO — Foto: Reprodução

Em sete anos, seis prefeitos passaram por Candeias do Jamari. Apenas um deles (Lucivaldo Fabrício), conseguiu concluir o mandato. Alguns dos escolhidos ficaram no cargo por menos de cinco meses.

As mudanças causaram indignação na população. No fim do último ano, moradores decidiram protestar colocando lixo na frente da Câmara Municipal.

A manifestação aconteceu em revolta pela falta de serviços básicos, como a coleta de lixo, além do descontentamento com a instabilidade política da cidade.

Determinação da justiça para eleição:

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) decidiu que uma eleição direta suplementar deve ser realizada em 09 de Junho para escolher o novo prefeito de Candeias do Jamari (RO).

Tanto o último prefeito eleito pelo povo, quanto vice tiveram mandados cassados em Candeias Jamari. Desde novembro de 2023, o então presidente da Câmara de Vereadores, Aussemir Almeida, ocupa o cargo de prefeito interino.

A Câmara Municipal defende a realização de uma eleição indireta: onde o novo prefeito seria escolhido pelos vereadores em exercício.

Os parlamentares chegaram a aprovar uma resolução que normatiza a realização de eleições indiretas no município, porém, a Justiça de Rondônia deferiu pedido liminar e suspendeu o pleito.

O Partido Liberal (PL) entrou com o pedido para que o TRE-RO definisse o que valeria ao município: eleições diretas (quando os governantes são escolhidos pela população) ou indiretas (quando os governantes são escolhidos por um colégio eleitoral).

Durante sessão realizada na terça-feira (20), o TRE decidiu que novas eleições diretas devem ser realizadas. A eleição suplementar na cidade deve ocorrer no próximo dia 9 de junho.

A Procuradoria da Câmara Municipal informou à Rede Amazônica que pretende recorrer da decisão.

Fonte: G1 Rondônia

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)