PF deflagra Operação DOF Camelão contra falsificação de documentos em Vilhena e Nova Mamoré
Mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Guajará Mirim/RO
Na ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Guajará Mirim/RO
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira, 13 de Março, a Operação DOF Camaleão, com o objetivo de combater grupo criminoso responsável por esquema de fraudes a documentos de origem florestal (DOF,) que viabilizava receptação, comercialização e transporte ilegal de madeira em Nova Dimensão, distrito de Nova Mamoré/RO.
Na ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Guajará Mirim/RO, sendo duas pessoas físicas e uma pessoa jurídica do ramo madeireiro, com domicílios em Nova Dimensão e em Vilhena/RO.
As investigações tiveram início após uma fiscalização, no ano de 2020, em que se verificou uma inconsistência na apresentação do documento de origem florestal ao se comprovar a origem de 84,26m³ de madeira que um caminhão transportava de Nova Mamoré com destino a Itabira/MG.
Nesse sentido, constatou-se que uma empresa do ramo madeireiro com sede no distrito de Nova Dimensão usou de tal estratégia delituosa para emitir DOF ideologicamente falso e tentou transportar madeira para o estado de Minas Gerais.
Os investigados poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de falsidade de documento público e pela venda, depósito, transporte ou guarda de madeira sem licença válida para o armazenamento, sem prejuízo de outros delitos porventura identificados no decorrer das investigações.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia