Operação Policial garante reintegração de posse da Fazenda Jatobá em Machadinho
Na manhã desta quarta-feira, 05, uma grande operação da PM foi montada para realizar a reintegração de posse da Fazenda Jatobá, no Distrito de Oriente Novo, zona Rural de Machadinho D’Oeste-RO.
A operação que contou com o apoio do Batalhão de Choque de Porto Velho, núcleo de operações área (NOA), equipes do PATAMO de Ariquemes e Jaru, Polícia Ambiental, policiais da 2° Cia/ 8°BPM, Polícia Civil, Corpo de bombeiros e Conselho Tutelar de Machadinho, somou o total de 95 homens empregados na ocorrência, que foi coordenada pelos Oficias: Maj PM Maurílio, comandante do 8°BPM (Jaru); Tenente PM Lataliza, comandante da 2°Cia/8°BPM (Machadinho) e Tenente PM Ferreira, comandante da Cia ambiental (Machadinho).
No local invadido pelos sem terras, a reintegração se deu de forma pacífica, não sendo necessário o uso da força policial para retira-los, que após tomarem conhecimento da decisão judicial lida pelo oficial de justiça, decidiram deixar a área.
Cerca de 20 pessoas entre homens, mulheres e crianças estavam na invasão. Na decisão, o magistrado ainda determina que os invasores permaneçam há uma distância de 30 km da fazenda, sob pena de prisão caso descumpram a ordem judicial.
A Fazenda Jatobá que possuí cerca de 800 alqueires, foi invadida no dia 15 de Novembro de 2019 e desde então, um grupo de invasores armados vinha agindo com violência; chegaram a incendiar, saquear a sede, ameaçar e atirar contra o caseiro e o proprietário da fazenda e também furtar criações.
Até o despacho da reintegração de posse, a PM de Machadinho e Jaru realizavam patrulhamentos na região para inibir a violência do grupo armado, que até o momento não foi identificado.
A PM espera que com a reintegração de posse, a ordem pública seja restabelecida. Patrulhamentos serão realizados diuturnamente pela PM para fazer a manutenção da posse.
FONTE: ROLIM NOTICIAS