Geral

Mutirão de cirurgias eletivas em crianças pretende zerar fila de espera

Crianças serão finalmente atendidas

O governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), está realizando um mutirão de cirurgias eletivas que vai atender 600 crianças de todo o estado, e até de estados vizinhos, como Amazonas e Acre.

Serão realizadas cirurgias de fimose, hérnia, hipospádia e hidrocele, todas no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho.

Segundo o diretor do Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), Sergio Pereira, essas cirurgias estão sendo realizadas no período noturno.

“A Sesau contratou mais um cirurgião para dar celeridade e zerarmos essa fila. Por isso, optamos pela realização no período da noite com início às 20h. É bom ressaltar que durante o dia também acontece essa ação. É uma forma de acelerar e dar uma resposta a essas mães que esperam por um procedimento cirúrgico em seus filhos há muito tempo”.

De acordo, ainda, com a direção do HICD, 100 crianças já foram avaliadas e já saíram com datas marcadas para a realização da cirurgia.

“Estamos fazendo em torno de 3 a 4 cirurgias somente no período noturno, lembrando que esses procedimentos que não são de urgência, a criança não permanece por mais de 24h na unidade, fazendo com que esse leito gire de forma rápida”, destacou Sergio Pereira.

“Entendemos que precisávamos ampliar essa oferta e que havia uma demanda reprimida muito grande recebida pelo atual governo. E essa demanda precisava de algumas decisões para dar conta, não somente nessa área, mas em várias outras, como, ortopedia, catarata e ressonância magnética, é o que estamos fazendo com esses mutirões de cirurgias, tentando zerar essas filas”, disse o secretário de Saúde, Fernando Máximo.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)