Geral

Estudantes visitam exposição artística na Fundação Cultural

Obras de Carybé ficam abertas à visitação até dia 31 de outubro

As obras de Carybé conhecidas internacionalmente por caracterizar a obra literária de Jorge Amado, estão expostas sob o tema “O Compadre de Ogum” na Fundação Cultural de Vilhena até o dia 31 de outubro.

Alunos da cidade estão tendo a oportunidade de apreciar e aprender mais informações sobre as obras, já que são baseadas na literatura de Jorge Amado, que retrata o sincretismo religioso e a cultura afro.

Rondônia também tem uma ligação forte com as crenças e costumes de afro-descendentes. “Vila Velha da Santíssima Trindade foi a primeira capital do Mato Grosso e o Vale do Guaporé foi criado através de quilombolas que vieram de lá e se refugiavam aqui naquela época. Embora grande parte da população de Rondônia se denomina branca, podemos considerar que muitos são negros pelos fatos históricos. Essas e outras informações estão sendo passadas nas palestras administradas em relação à leitura das obras”, explica Cledemar Jeferson, um dos organizadores da exposição.

A presidente da Fundação Cultural de Vilhena, Katia Valleria, destaca a importância da participação do jovem no meio cultural. “Instruir os estudantes quanto à pluralidade de nossa cultura e também fazê-los ter a preocupação em estudar mais é algo que eventos como esse ajudam a proporcionar. Sempre se fala que a ‘cultura’ de outros países é melhor, mas poucos conhecem a riqueza da nossa própria produção artística em detalhes”, revela.

Alguns trechos da obra de Jorge Amado, que oferece o fundo cultural para a exposição, chegam a ser cômicos relacionando a mistura de católicos e adeptos do candomblé na Bahia. A alegria das cores nos quadros também retrata o tom divertido das pinturas e deste caldeirão cultural que inspirou a exposição.

Dezenas de alunos de escolas estaduais e municipais, de diversas turmas, estão visitando a mostra. Mais visitas guiadas podem ser agendadas na Fundação Cultural até a próxima semana, que continua aberta de segunda a sexta-feira das 7h às 18h. Empresas ou escolas podem conseguir mais informações pelo número 3322- 5075.

Semcom

 

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)