Moradores e fazendeiro apagam incêndio próximo ao residencial Alvorada em Vilhena
Diversos focos de incêndio em vegetação vem sendo registrados em Vilhena e em todo estado
Após o incêndio que atingiu o residencial Barão do Melgaço III, próximo ao IFRO, no último sábado, 22, (veja aqui), Vilhena voltou a registrar focos de incêndio neste domingo, 23 de Junho. Desta vez, moradores do residencial Alvorada, próximo ao residencial Orleans, denunciaram o crime.
Moradores do residencial Alvorada enviaram fotos ao jornal Rota Policial News, informando que mais um incêndio em vegetação havia sido registrado na cidade e que foram os próprios moradores, com o apoio de um fazendeiro que apagaram as chamas e evitaram que o fogo atingisse casas e o pasto da fazenda.
Mais uma vez, ninguém descobriu quem foi o autor da queimada, que se trata de um crime ambiental conforme legislação municipal, estadual e federal.
Nos últimos dias, o Estado de Rondônia registrou mais de 600 focos de incêndio, dos quais, vários foram registrados em Vilhena/RO. Essa época do ano é uma das épocas em que os focos de incêndio aumentam e o trabalho para as equipes do Corpo de Bombeiros Militares e Bombeiros Civis aumentam consideravelmente.
A Prefeitura Municipal de Vilhena alerta os moradores quanto aos riscos das queimadas urbanas e rurais e lembra que já está em vigor leis municipais com valores altos para quem for flagrado cometendo estes crimes ambientais. Denúncias podem ser feitas ao 190 da Polícia Militar e 193 do Corpo de Bombeiros.
Carlos Mont Serrate/Claudemir Sabino
Rota Policial News