Policial

Moradores abandonam gatos e jabuti após mudarem de casa e Polícia Militar é acionada

Animais só não morreram porque uma vizinha joga comida por cima do muro

A ocorrência foi registrada na segunda-feira, 08 de Outubro, em uma casa localizada na avenida Beira Rio, no Centro da cidade de Vilhena.

Uma moradora parou a radiopatrulha de Polícia Militar informando que há cinco dias, sua vizinha mudou-se de casa e abandonou na residência alguns animais ao relento, configurando-se o crime de maus tratos a animais.

Os militares foram averiguar a situação e constataram que na casa haviam alguns gatos e um jabuti, os quais, foram abandonados pela antiga moradora.

A solicitante informou ainda que os animais só não morreram de fome, porque ela tem jogado comida por cima do muro e colocado água no local.

A polícia conseguiu o telefone celular da infratora e antiga moradora, identificada como Ivanice, a qual informou que entraria em contato com os militares, porém, não cumpriu com sua palavra.

Uma ocorrência foi lavrada na Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) que deverá abrir inquérito policial e intimar a infratora a prestar esclarecimentos e solucionar o problema. Ela poderá ainda ser indiciada por maus tratos a animais e crime ambiental por ter ilegalmente um jabuti.

Os militares soltaram o animal em seu habitat natural.

Abandono de animais é crime

As autoridades alertam que qualquer pessoa que for testemunha de um abandono de animais domésticos, exóticos e silvestres, pode ir à delegacia mais próxima e denunciar. Maus tratos de animais é crime tipificado na Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e prevê de três meses a um ano de detenção, além de multa.

 

O que fazer em caso de abandono?

Caso animal esteja abandonado em um terreno baldio ou propriedade particular, por exemplo, não hesite em invadir o local para salvar o bichinho, a sua ação será amparada pela lei. O decreto de lei número 2.848/40, artigo 24, considera a invasão para salvamento de um animal em perigo uma atitude de necessidade e, portanto, não haverá nenhum tipo de punição. Com informações do Canal do Pet.

Carlos Mont Serrate

Rota Policial News

Facebook Comentários

Artigos Relacionados

Close