Política

Luizinho Goebel entrega o título de Cidadão Honorífico de Rondônia ao conselheiro Wilber Coimbra

Solenidade foi bastante prestigiada, em Sessão Solene no plenário da Assembleia Legislativa

O deputado estadual Luizinho Goebel (PV) comandou na tarde desta quarta-feira (30), Sessão Solene no plenário da Assembleia Legislativa, para a entrega do Título de Cidadão Honorífico de Rondônia ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Wilber Carlos dos Santos Coimbra. Goebel é autor do PDL 473/18, aprovado em plenário, que concede a honraria ao membro do TCE/RO.

Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), junto com os deputados Chiquinho da Emater (PSB), Aélcio da TV (PP), Ezequiel Neiva (PTB), Cabo Jhony Paixão (Republicanos) e Cássia Muleta (Podemos).

Também prestigiaram a concorrida solenidade o desembargador Renato Mimessi, vice-presidente do Tribunal de Justiça; o presidente do TCE/RO, conselheiro Edilson de Souza, o defensor público geral, Hans Lucas; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia (OAB/RO), Elton Assis, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Demargli Farias, e o procurador de contas do Ministério Público de Contas, Adilson Medeiros.

 

Um vídeo com depoimentos de amigos e familiares foi exibido, emocionando a todos. Na solenidade, foi entregue a Medalha do Mérito Legislativo ao secretário legislativo da Assembleia, Hélder Risler, proposta pelo então deputado Wilber Coimbra.

Luizinho Goebel destacou que “o fruto dessa homenagem é uma coisa boa para a sociedade. As vitórias, as conquistas pessoais de Wilber Coimbra, são boas para a sociedade, nos inspiram. Eu convivi com o deputado Wilber e sou grato pelo que aprendi com ele, sendo eu vice-presidente e ele presidente da Comissão de Constituição e Justiça desta Casa”.

Segundo Goebel, “poucas pessoas podem servir de exemplo, podem ser uma referência. E a trajetória de Wilber Coimbra é especial, serve de exemplo para todos. O seu companheirismo, aqui na Assembleia, sempre se destacou. Me lembro de quando fomos tomar posse, no começo de 2007, quando ele levou o meu terno para a mãe dele, que era costureira, fazer os ajustes. Foi o primeiro terno que usei na vida”.

De acordo com Luizinho, “ele, deputado eleito, contou a sua história, falava de suas origens simples com orgulho. Isso me aproximou do Wilber Coimbra, de quem me tornei amigo. Meu desejo é que este título que entregamos hoje, seja uma referência para quem luta, para quem busca um lugar ao sol. Wilber é de família humilde, mas com esforço e estudo, venceu na vida. Chegou muito longe, mas nunca deixou de ser um homem de bem. Esse é o exemplo: busquem o caminho da dedicação, busquem o caminho da ética, que com certeza os bons frutos chegarão”.

Em seu pronunciamento, Laerte Gomes disse que “com absoluta certeza, é um dia especial para Rondônia, que passa a adotar como seu filho, o conselheiro Wilber Coimbra, que tem uma trajetória brilhante e exemplar. Aproveito para enaltecer a iniciativa do deputado Luizinho Goebel, autor desta justa homenagem”.

 

O presidente da Assembleia ressaltou a determinação e empenho de Wilber Coimbra, que se destaca em todas as funções que exerce, ressaltando a sua atuação também como deputado estadual. “Enfrentou os percalços da vida, sem se acovardar, sem ferir a sua honra e com seu espírito de luta, enfrentou todos os desafios e cumpriu a sua missão”, completou.

Ezequiel Neiva lembrou que se elegeu deputado, junto com Wilber, em 2006, após os dois estarem juntos na mesma coligação. “Acompanhei o trabalho a frente da Astir, fomos colegas aqui neste Parlamento e vi a sua dedicação. É uma homenagem merecida e justa a quem tem trabalho prestado por Rondônia e uma trajetória de vida impecável”, disse o deputado, que ainda leu versículos da Bíblia Sagrada.

Cabo Jhony relembrou histórias do então soldado Wilber, no trabalho em Ji-Paraná, que se destacava. “Depois, ingressou na Astir e transformou a instituição, que estava praticamente falimentar. Esse trabalho repercutiu de tal forma que ele se elegeu deputado estadual, sendo votado em todos os 52 municípios. Deus honra a quem trabalha com ética e faz jus aos seus. Para mim, como policial militar, o Wilber foi uma referência”, observou.

Cidadão Rondoniense

Ao abrir a sua fala, o homenageado tributou a Deus toda a honra, glória, poder e majestade. Em seguida, enalteceu a sua companheira, Suzy Coimbra, e Magda Ésber, por seu afeto, pela acolhida e in memorian a sua mãe, Nilce Santos Coimbra.

“Cada pessoa presente aqui, representa uma etapa da minha história. Me sinto prestigiado com a presença de todos aqui. A minha alma se enche de alegria, a sensação é de que não pertenço mais a mim mesmo. Deus jamais me desamparou, em todos os caminhos que percorri. Nunca fiquei ao abandono. Em todos os momentos, fui acolhido”, ressaltou.

O homenageado disse ainda que “minha origem é extremamente humilde, mas me traz muito orgulho. Nasci no Maranhão, numa terra adversa, filho de um relacionamento adulterino. Mas, Deus nos capacita, nos fortalece, mas a luta é nossa. E eu nunca fugi à luta!”.

Coimbra afirmou que “sou feliz e grato por este título de cidadão rondoniense. Hoje, sou filho de Rondônia, porque quis Deus e quis esta Casa. Os senhores e senhoras testemunham muita honra, para um homem de origem muito humilde, mas que vê com generosidade a vida. Por isso, mesmo sem nada merecer, tenho recebido das mãos de Deus, a sua benevolência. Até aqui, nos ajudou o Senhor”.

Pronunciamentos 

O conselheiro Edilson de Souza iniciou a sua fala enaltecendo a luta da família, para Wilber Coimbra chegar aonde chegou. “Esse nordestino que lutou pela vida, criado pela mãe, com toda a dificuldade, mas com muita dedicação e amparo nos estudos. Destaco a pessoa do homem, pai, companheiro, de bom coração e dedicado em tudo o que faz. Mania de perfeccionismo até. Uma trajetória louvável, brilhante e que faz jus à merecida homenagem”.

O desembargador Renato Mimessi abriu seu pronunciamento observando que “iniciativa como esta, de trazer a público essa homenagem, em tempos onde se exalta tanto as coisas negativas, estamos diante de uma trajetória brilhante, de alguém que lutou para conquistar seus ideais, com muito esforço, dedicação aos estudos e empenho. Temos também que valorizar isso”.

O defensor geral ressaltou a visão de Wilber Coimbra, como homem público, em sempre estar atento aos anseios da sociedade. “Quando deputado estadual, Wilber Coimbra é autor de projeto de lei que obriga os hospitais a informarem à polícia quando chegarem crianças ou adolescentes com suspeita de violência. Isso se coaduna com o que temos como missão na Defensoria Pública”, observou.

Elton Assis ressaltou que “esse título é fruto de um trabalho incansável e determinado, de um brasileiro perseverante, que lutou muito para ter o seu espaço. Mas, mesmo nas adversidades, não se afasta da bondade e da ética”.

Surama Bastis, amiga de infância do homenageado, usou a palavra para enaltecer a sua trajetória. “O conheço desde pequeno. Foi comigo que pisou pela primeira vez nesta terra. Este cidadão é merecedor, pois é honesto e digno e está apto a representar esse Estado. Na nossa vida, passamos muitas dificuldades e Deus nos ajudou e nos amparou”.

Ela disse ainda que “a nossa terra, a pequena Cururupu se alegra com o seu filho ilustre. Não é apenas o título, mas o reconhecimento, por merecimento, a quem sempre atuou com ética e dedicação”.

O homenageado 

Wilber Carlos dos Santos Coimbra é maranhense de Cururupu, onde nasceu em 18/01/1975. Filho de Nilce Santos Coimbra e Antônio José Ramos Coimbra, é casado com Suzy de Oliveira Gomes Coimbra e pai de Wilber Carlos dos Santos Coimbra Júnior e Yves Carlos dos Santos Coimbra.

Wilber Coimbra chegou em Rondônia aos 18 anos, em 1993, ingressando no Exército em 1995, atuando no Hospital de Guarnição de Porto Velho. Passou três anos no Exército, e após esse período, ingressou como soldado na Polícia Militar de Rondônia, onde ficou por mais de nove anos.

Em 2003, foi o primeiro praça eleito ao cargo de diretor executivo da Associação Tiradentes da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares do Estado de Rondônia (Astir), onde promoveu uma série de melhorias na entidade, como a construção e implantação do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), implantou 22 consultórios odontológicos na capital e no interior, adquiriu 11 ambulâncias, entre outras ações.

Formou-se em direito pela Faculdade Faro, em 2004. Foi eleito deputado estadual em 2006, exercendo o mandato até 30/06/2010, quando renunciou ao mandato para assumir uma cadeira de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado, função que exercer até os dias de hoje. No TCE, o conselheiro Wilber Coimbra é responsável pela política de ensino corporativo e alta gestão da Escola Superior de Contas.

Desde 2008, Wilber Coimbra é professor universitário de diversas disciplinas relacionadas ao Direito, no Centro Universitário São Lucas. Na carreira acadêmica, especializou-se em direito administrativo pela Universidade Gama Filho (UGF/Brasil), fez mestrado em gestão e desenvolvimento regional, pela Universidade de Taubaté (Unitau).

Em 2017, concluiu doutorado em direito, pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), além de ter realizado outros cursos e especializações.

 

Texto: Eranildo Costa Luna-Decom-ALE/RO

Fotos: Marcos Figueira-Decom-ALE/RO

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)