Geral

Idosos com 78 e 79 já podem ser vacinados em Vilhena: drive-thru beneficia agilidade na aplicação das doses Quarta-feira, 17 de março de 2021

Prefeitura de Vilhena imuniza população mais vulnerável à covid-19 seguindo os informes técnicos do Ministério da Saúde

Começou na manhã desta quarta-feira a aplicação de doses de vacinas contra covid-19 em idosos de 78 e 79 anos em Vilhena.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) explica que não há como comunicar cronograma de datas exatas para as próximas etapas, pois os lotes de vacinas chegam sem cronograma pré-fixado. Mesmo assim, a expectativa é que todos os grupos prioritários sejam vacinados até o fim de abril ou início de maio, caso as entregas de doses pelos laboratórios já contratados se confirmem.

A vacinação de idosos com 78 e 79 anos continua em frente à Câmara Municipal de Vereadores até esta quinta-feira, das 8h às 13h. É necessário levar CPF, documento pessoal com foto e cartões de vacinação e do SUS.

Até o momento mais de 200 foram vacinados nesta quarta-feira. Até as 19h de ontem, havia 2.853 vacinados com a 1ª dose e 1.661 vacinados com a 2ª dose, em Vilhena.

MAIS VACINAS – O prefeito Eduardo Japonês está em Porto Velho, em reuniões com o governador Marcos Rocha, na busca de mais vacinas para Vilhena. Há três fontes de doses para Vilhena até o momento.

A primeira é o Governo Federal, que está enviando as vacinas conforme os laboratórios produzem. A expectativa é que até o fim de abril Vilhena já terá recebido do Ministério da Saúde mais de 40 mil doses, que serão suficientes para todos os grupos prioritários, que incluem profissionais de saúde, idosos, pessoas com comorbidades, professores, profissionais de segurança e salvamento, entre outros vários.

A segunda fonte de doses é o Governo do Estado, que já se comprometeu em comprar 1 milhão de doses para os municípios de Rondônia. Distribuindo-as conforme a população, Vilhena ficará com aproximadamente 60 mil doses. A chegada destas vacinas depende da capacidade produtiva dos laboratórios em atender tanto o Governo Federal quanto os pedidos individuais de estados e municípios.

Por fim, o Município também enviou cartas de intenção, assim como Porto Velho e demais municípios, para todos os laboratórios que produzem as vacinas autorizadas no país. O pedido da Prefeitura foi de 40 mil doses. A resposta a todos é que, devido ao contrato já firmado com o Ministério da Saúde, cada laboratório precisa honrar seus compromissos com o Governo Federal para então passar a atender outros pedidos individuais. Isso demandará aumento da capacidade produtiva das fabricantes.

“Toda a equipe de vacinadoras está dedicada em registrar os 16 campos de informação exigidos pelo protocolo nacional para cada paciente vacinado, ao mesmo tempo em que aplicam as doses, controlam estoque, tiram dúvidas da população, fazem alertas nos meios de comunicação e atendem às demandas de órgãos reguladores, ou outras esferas do poder. É um trabalho imenso que exige muito de nossas profissionais. Pedimos a compreensão de todos, pois as normas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde para a vacinação estão todas sendo seguidas à risca, para segurança dos servidores e também da população”, explica o secretário municipal de Saúde, Afonso Emerick.

https://youtu.be/X9AW_-XDKLA

 

Semcom

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)