Exército Brasileiro doa 21 blindados fora de uso para Uruguai
Do total de veículos, 10 foram utilizados pelos EUA na Guerra do Vietnã e, doados ao Brasil na década de 1970. Uruguai deve destinar blindados a unidades do interior e regiões de fronteira.

O Exército Brasileiro doou, na quarta-feira, 07 de Dezembro, 21 veículos blindados para as Forças Armadas do Uruguai.

A cerimônia de entrega para o governo do país vizinho foi realizada na sede do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizada, em Santana do Livramento, cidade na fronteira entre os dois países.
Os blindados estavam em sete unidades do Exército no Rio Grande do Sul. Dos 21 veículos, 10 são do modelo M-108, utilizados em combate.

Eles foram construídos pelos Estados Unidos para a Guerra do Vietnã e, em 1972, foram doados ao Brasil. Os outros 11 são blindados de transporte pessoal do modelo Ururtu.
“É a amizade e a certeza de que, se nós tivermos no futuro um problema conjunto, vamos trabalhar ombro a ombro para resolver”, diz o Comandante Militar do Sul, general Fernando Santana Soares.
A doação ocorreu porque os veículos não eram mais utilizados nas operações militares brasileiras. Um acordo assinado por Brasil e Uruguai permitiu a doação. Em 2018, o Exército já havia doado 25 blindados aos uruguaios.
O Comandante do Exército Nacional do Uruguai, general Gerardo Fregossi, explicou que os militares vão passar por capacitação e treinamento para utilizar os blindados.
Os veículos de combate serão destinados ao interior do país, enquanto os de transporte ficarão em áreas de fronteira.
Uma manhã para ficar na história das Forças Armadas. Fortalecendo as boa relações, o @exercitooficial doou 21 blindados ao @EjercitoUY. A solenidade ocorreu no 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Santana do Livramento/RS.
São dez Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado M-108 (VBCOAP) e 11 Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) EE-11 Urutu, que serão doadas em seu estado atual de conservação. Os blindados são oriundos de sete Organizações Militares do Rio Grande do Sul.
A doação foi aprovada pelo Poder Executivo em razão de um acordo entre os dois países (Lei 14.449/22, publicada no Diário Oficial da União de 15 de Setembro de 2022). Em 2018, a Força Terrestre doou 25 viaturas blindadas de combate M41 ao Exército Uruguaio.
Fonte: G1 / EB