Geral

Forte terremoto é sentido em Taiwan, e autoridades emitem alerta de tsunami para o Japão

Tremor foi registrado próximo à costa leste de Taiwan e teve magnitude de 7,5. Moradores de ilhas do Japão e das Filipinas receberam ordem de retirada.

Um forte terremoto de magnitude 7,5 foi sentido em Taiwan, na noite desta terça-feira (2) — manhã de quarta-feira (3), pelo horário local. Autoridades emitiram alertas de tsunami para o Japão e para as Filipinas.

Emissoras de TV de Taiwan afirmaram que alguns edifícios desabaram na cidade de Hualien, com pessoas presas entre os escombros.

Deslizamentos também foram registrados após o tremor. Na capital Taipei, parte da cidade ficou sem energia.

Até a última atualização desta reportagem não havia informações sobre feridos. Porém, algumas fontes do jornal Rota Policial News afirmam que há feridos.

Ondas de até três metros podem atingir a ilha japonesa de Okinawa, de acordo com e emissora japonesa NHK. Moradores que vivem na região receberam uma ordem de retirada.

A NHK disse ainda que ondas de 30 centímetros foram registradas na ilha japonesa de Yonaguni, que fica a cerca de 100 km da costa leste de Taiwan.

O governo das Filipinas também pediu para que moradores de áreas costeiras deixassem suas casas.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o epicentro do terremoto foi registrado próximo à costa leste de Taiwan. Ainda segundo as autoridades, o tremor foi sentido muito próximo à superfície. Um segundo tremor de magnitude 6,6 foi registrado 13 minutos depois do primeiro.

O terremoto também foi sentido em cidades da costa da China, incluindo Xangai.

A agência oficial de notícias de Taiwan afirmou que esse é o terremoto mais forte registrado desde 1999, quando um tremor de magnitude 7,6 provou a morte de 2,4 mil pessoas e danificou 50 mil imóveis.

Local onde houve um terremoto perto de Taiwan — Foto: Barbara Miranda/g1

Fonte: G1 Mundo

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)