Em Vilhena, carregamento de madeira extraída em Rondônia é apreendido após fiscais constatarem falsificação
Documento adulterado dizia que carga havia sido embarcada no Acre
Na madrugada desta quinta-feira, 28, uma operação conjunta da Sefin/RO e Sefaz/AC, apreendeu, por falsificação de documentos fiscais, o um caminhão transportando uma carga de madeira irregular
De acordo com o registro da ocorrência, durante fiscalização à carga de madeira de um caminhão Volvo FH 500, no posto Fiscal Wilson Souto, em Vilhena, que segundo a nota fiscal que o motorista portava, havia sido carregada em Rio Branco/AC, com destino a Feira de Santana/BA, não foi apresentado aos fiscais o comprovante de passagem pelo Posto Fiscal de Tucandeira/AC, divisa com o Estado de Rondônia e rota obrigatória para o referido transporte.
Em buscas no sistema, auditores fiscais da Receita Estadual não encontraram informações sobre o registro de saída da carga pelo Estado vizinho.
Questionado sobre os fatos, a princípio o motorista afirmou ter passado pelo Posto Fiscal de Tucandeira, porém, acabou confessando que a carga estava toda errada devido possuir excesso de madeira, e que de fato havia realizado o carregamento no município de Nova Califórnia, em Rondônia.
Assim, o caminhoneiro acabou confirmando a falsificação dos documentos e carimbo que apresentou para a burla da fiscalização e o não pagamento do imposto ao estado de Rondônia.
Diante do crime de falsificação de documento de uso exclusivo do fisco, da sonegação e de aparente crime ambiental, após o pagamento do ICMS e multa cobrados em auto de infração, os servidores acionaram a Polícia Ambiental, que se dirigiu ao local e tomou as providências em relação à irregularidade ambiental.
https://youtu.be/X9AW_-XDKLA
Fonte: Folha do Sul Online