Geral

Sem vacinas: surto de H3N2 em Vilhena pode ser evitado apenas com medidas de prevenção já conhecidas

Secretaria Municipal de Saúde emite alerta para prevenção e cuidados em reuniões familiares. Surto de gripe aumentou em 10 vezes o número de atendimentos de pacientes com sintomas gripais

Desde 24 de novembro a cidade nota um surto de casos de gripe que provavelmente tem relação com o surgimento da variante Darwin, do vírus H3N2, para o qual não há vacinas desenvolvidas até o momento.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) emite alerta para que todos mantenham a prevenção de doenças respiratórias e esclarece dúvidas sobre, sintomas, vacinas e atendimentos.

Até o fim de novembro a cidade registrava uma média constante de casos gripais em relação ao número de positivados para covid-19.

Desde 24 de novembro, porém, a curva de atendimentos descolou da curva de confirmados e subiu até atingir no último dia 27 de dezembro o recorde municipal de atendimentos no Ambulatório, somando um total de 337 pacientes com sintomas gripais atendidos em um único dia.

Desde o início da elevação dos casos a cidade registrou 3.281 atendimentos de pessoas com sintomas de gripe e 314 confirmados de covid-19.

Potencialmente, a cidade teve de 24 de novembro para cá 2.967 pessoas com gripe que procuraram atendimento médico.

O número total de infectados, porém, deve ser maior, visto que muitos acabam não indo até as unidades de saúde.

A Prefeitura de Vilhena já prevê a contratação de mais profissionais de saúde para lidar com o aumento de casos. Neste período de festas a SEMUS recomenda que todos mantenham o bom senso em prol da saúde de seus familiares, evitando contato sem máscaras e aglomerações.

VACINAS – Vilhena aplicou de março a outubro todas as 23 mil doses de vacinas contra a gripe recebidas do Ministério da Saúde.

Desde então o Governo Federal não disponibilizou mais doses. No entanto, a variante Darwin da gripe H3N2 é recente e nenhuma vacina existente até o momento é capaz de conferir imunização.

A previsão é que haja vacinas disponíveis somente em fevereiro ou março, conforme previsão do Butantan.

Assim, a Prefeitura recomenda que as pessoas não procurem os postos de saúde em busca de vacinas para gripe, visto que a circulação de pessoas desnecessariamente pode fazer o surto aumentar.

PREVENÇÃO – A SEMUS pede à população que mantenha as medidas de prevenção que já são adotadas para a covid-19. Por ambas as doenças serem de origem respiratória, a forma de evitar a contaminação é a mesma: uso correto de máscaras, distanciamento social, higienização constante das mãos e ambiente de trabalho, evitar aglomerações, manter ambiente arejado e não compartilhar objetos de uso pessoal.

SINTOMAS – A gripe H3N2, causada pelo Influenza A, tem como sintomas principais: febre súbita, dor de cabeça, tosse seca, dores musculares e articulares, mal-estar, dor de garganta e coriza.

Os sintomas da covid-19 são bem semelhantes no início e podem se agravar rapidamente: febre, tosse, cansaço, perda de paladar ou olfato, dor de garganta, dor de cabeça, diarreia, irritação na pele ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos, olhos vermelhos ou irritados, dificuldade para respirar ou falta de ar, perda da fala, mobilidade ou confusão e dores no peito.

Pacientes com esses sintomas devem passar por um isolamento de período a ser determinado pelo médico na consulta para evitar contaminar outras pessoas, além de fazer repouso, ter boa alimentação, hidratar-se bem e usar medicamentos para amenizar dores e febre.

ATENDIMENTO MÉDICO – Todos que estiverem com sintomas de gripe devem procurar atendimento médico no Ambulatório Covid-19, aos fundos da Câmara Municipal de Vereadores e ao lado do Instituto do Rim.

O local funciona 24 horas e oferece atestados médicos, consultas, receitas, encaminhamentos para testes, orientações de saúde e pedidos de internação, caso necessário.

Caso os sintomas sejam leves, a pessoa deve ficar em isolamento em casa, mas se os sintomas piorarem deve procurar novamente atendimento no ambulatório para nova intervenção médica.

Mais informações sobre Saúde podem ser conseguidas no Whatsapp institucional 3322-2945.

Fonte: Prefeitura de Vilhena

 

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)