Em cidade sem Bombeiros no Cone Sul, voluntário salva animais e os devolve à natureza
Bicho-preguiça encontrado perambulando pelas ruas foi solto em região de mata. (Matéria Especial Jornal Folha do Sul Online)
Numa cidade que não conta com Corpo de Bombeiros ou órgãos ambientais, cabe a um voluntário devolver à natureza os animais encontrados pelas ruas, muitos deles até feridos.
Nesta semana, o servidor público José Ribeiro, conhecido como “Zé Ambientalista”, capturou e depois soltou numa região de mata, um bicho-preguiça encontrado na área urbana de Cabixi. Dedicado à educação ambiental, Zé também lidera ações contra a poluição nos rios Guaporé e Cabixi.
Ao jornal Folha do Sul Online, o militante da causa ambiental explicou que o avanço sobre as áreas onde vivem os bichos reduz a quantidade de alimentos deles, que acabam migrando para a cidade em busca de algo para comer.
O servidor conta que já capturou várias espécies, como tamanduá-mirim, ouriço (porco-espinho) e três jiboias, além de duas araras feridas, que foram tratadas, se recuperaram e ganharam a liberdade.
Por causa de sua militância em favor do meio-ambiente, Zé é acionado sempre que algum animal é visto perambulando pelas vias públicas de Cabixi.
Mesmo sem os equipamentos adequados, ele se junta a amigos, faz a captura, salva os bichos dos ataques de cachorros e os devolve a seu habitat natural.
https://www.facebook.com/rotapolicialnewsbr/videos/1248574522339073
Fonte: Folha do Sul