Policial

Combate ao crime: PRF tem véspera de feriado agitada em Rondônia

Tráfico de drogas, captura de foragidos, crimes ambientais e outros crimes de menor potencial ofensivo foram flagrados em Vilhena, Ji-Paraná, Ariquemes, Porto Velho e Humaitá/AM.

Vilhena: O dia mal havia começado (00:04) quando Policiais Rodoviários Federais registraram a primeira ocorrência, no município de Vilhena. O ocupante de um veículo, que afirmou estar em viagem para o estado do Pará, tinha em sua posse diversos documentos com fortes indícios de adulteração.

As pesquisas realizadas em sistemas oficiais não encontraram registros similares aos papéis apresentados, aumentando assim a suspeição quanto a procedência.

O crime de uso de documento falso, previsto em legislação nacional, é investigado em jurisdição Federal, dessa forma, o suspeito e os documentos foram encaminhados para perícia e lavratura de procedimentos junto a Polícia Federal em Vilhena.

Ji-Paraná

Na tarde de ontem (30), em frente o posto da PRF de Ji-Paraná (UOP 01 / Del 02) um motociclista fugiu após avistar comando de fiscalização que era realizado no local.

Após acompanhamento tático por alguns quilômetros, os policiais prenderam o fugitivo. Durante a revista pessoal foram encontrados 620 gramas de maconha, escondidos em uma mochila. O infrator foi conduzido preso à Delegacia por crime de tráfico de drogas (Art. 33 Lei 11.343/06).

Ainda em Ji-Paraná, na mesma fiscalização, um foragido da justiça foi recapturado. Um motociclista, com mandado de prisão em aberto por dívidas de pensão alimentícia, foi identificado, preso e entregue ao Poder Judiciário para providências.

Ariquemes

Os integrantes da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal em Ariquemes têm se destacado no cenário nacional no registro de ocorrências de crime ambiental, qualificado por transporte irregular de madeira.

Foram duas ocorrências, registradas no fim de tarde e meio da noite, nas quais 61,79 metros cúbicos de madeira foram apreendidos.

Erros quanto ao volume transportado, tipo de corte, essência da madeira e local de trânsito estão entre os fatos geradores de ocorrência durante o ano de 2020.

Ciente da responsabilidade nas atividades auxiliares de combate ao desmatamento na região amazônica, a PRF mantém firme fiscalização, com profissionais cada vez mais capacitados e motivados para enfrentar esse tipo de ilícito bastante comum na região Norte do país.

Próximo ao meio dia, a guarnição responsável pela segurança e fiscalização da BR 421, realizou abordagem a um veículo de passeio, ocupado por 4 pessoas (2 homens e 2 mulheres).

Durante os procedimentos foi percebido um forte odor de maconha e, em busca detalhada, foram encontrados 60 gramas do entorpecente.

Os homens assumiram serem donos da droga encontrada, sendo que um deles tem registro criminal anterior por crime da lei de drogas.

Foi lavrada ocorrência por porte de drogas para consumo, tendo como autores os dois viajantes do sexo masculino. As mulheres foram ouvidas como testemunhas e liberadas logo após o depoimento.

Porto Velho

Pouco depois do horário do almoço, policiais do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) em ação conjunta com o Grupo de Motociclistas Regional (GMR) realizaram a abordagem de uma motocicleta que circulava, sem placa de identificação, pela BR 364, próximo ao Bairro Novo.

Durante a abordagem foi percebido que a motocicleta estava com os números do chassi e motor suprimidos. O condutor afirmou que a moto era de leilão e que havia pago R$ 300,00 no momento da compra, mas não tinha documentação para comprovar ou o contato do vendedor.

Pelo comportamento apresentado, houve desconfiança de que o abordado poderia estar alcoolizado e em teste de bafômetro, realizado voluntariamente, foi constatado mais um crime. O motociclista recebeu voz de prisão pelos crimes de embriaguez ao volante, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Em ocorrências similares às registradas em Ariquemes, houve flagrantes de porte de drogas para consumo e transporte irregular de madeira na área rural do município de Porto Velho.

No distrito de Jaci-Paraná, próximo das 20h00, um caminhão que transportava madeira serrada foi fiscalizado por uma guarnição que realizava patrulhamento ostensivo.

Em conferência, foram constatadas irregularidades no Documento de Origem Florestal e na carga, de 27,02 metros cúbicos. O motorista, ciente das irregularidades, foi conduzido para registro de ocorrência por crime ambiental.

Já na base da PRF do Km 48 (UOP 02 / Del 01), em revista a um veículo de passeio, policiais encontraram pequenas porções de maconha, além de apetrechos utilizados para o consumo desse tipo de entorpecente.

O motorista, que afirmou ter consumido maconha a pouco tempo, foi submetido ao teste do bafômetro, que acusou também a presença de álcool no metabolismo do infrator.

Dessa forma houve registro de ocorrência criminal por porte de drogas para uso pessoal e auto de infração por dirigir sob influência de álcool.

A penalidade administrativa (multa) por dirigir após o consumo de álcool gera multa de quase R$ 3.000,00 (três mil Reais) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Humaitá/AM

O passageiro de um caminhão, fiscalizado em operação de pesos e dimensões, foi identificado como foragido da justiça.

A comarca de Porto Velho/RO expediu ordem de captura, com validade até 2023, por condenação no crime de Lesão Corporal Qualificada. O infrator foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Humaitá.

Fonte: PRF

 

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)