Geral

Colégio Militar do Amazonas fica entre os melhores do mundo em olimpíada no Japão

Amazonenses representaram região norte do Brasil!

Alunos do Colégio Militar da Polícia Militar do Amazonas, Unidade V (CMPM 5), conquistaram o segundo e o terceiro lugares na 7a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (World Mathematics Invitational 2019 “WMI”), no Japão.

A delegação de estudantes amazonense foi convidada por meio de carta-convite devido ao excelente desempenho na edição brasileira das Olimpíadas de Matemática. Participaram nove escolas brasileiras, dentre elas, somente duas eram estaduais, sendo elas os colégios militares unidades 3 e 5.

Colégio Militar

O evento é realizado desde 2013 com a participação anual de milhares de estudantes em mais de 13 países. Participaram da fase final este ano Austrália, Brasil, Bulgária, Cambodja, Cazaquistão, China, Singapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irã, Japão, Laos, Macau, Malásia, Myanmar, Nigéria, Tailândia, Taiwan, Turquia e Vietnã.

A World Mathematics Invitational 2019 – Japão aconteceu de 15 a 19 de julho em Fukuoka, Japão. A primeira fase das provas foi realizada em equipe. Já no Japão, a competição foi dividida em duas provas com 40 minutos cronometrados. Todas as provas exigem que os alunos sejam fluentes em inglês.

Os alunos do Amazonas conquistaram uma medalha de prata e duas de bronze. Representaram o CMPM 5 Álvaro Pedroso Pena, do 9º ano, Andrey Vinicius da Costa Medeiros, do 9º ano, Vítor Hugo Santos de Oliveira, do 8º ano, João Victor Azevedo Bonates Corrêa, da 1a série do Ensino Médio, Heloísa Lima de Amaral, da 2a série Ensino Médio, Ana Gilma Aranha do Amaral Santos, do 9º ano, Maria Beatriz Carvalho de Alencar, do 9º ano, e Elizabete Menezes de Lima, do 5º ano.

Competição

O grupo foi a primeira equipe brasileira a conquistar uma medalha de prata na competição internacional. Cerca de 20 mil estudantes de diversos países participaram da competição. Álvaro Pedroso conquistou medalha de prata, Maria Beatriz e Victor Hugo ficaram com o bronze. A escola estreou na disputa este ano.

A WMI é uma iniciativa conjunta da Asian Math Sci League, Thai Talent Training, Malaysia Mathematics Society e Edukultur Indonesia. É uma disputa individual para escolas convidadas pelas secretarias regionais da WMI e podem participar estudantes do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Seu objetivo é estimular o interesse pela matemática e promover a melhoria do seu aprendizado.

A Rede POC é uma instituição privada de intercâmbio científico juvenil com 20 colaborações internacionais, cuja missão é promover a excelência na educação através do estímulo ao interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi como convidada a Secretaria Regional da WMI no Brasil. O Programa de Olimpíadas da Rede POC, que é organizador oficial da Olimpíada no Brasil, acontece todo dia 30 de maio.

Instituição

Com três anos de existência, o Colégio Militar da PM, Unidade V, Ten Cel Cândido José Mariano, foi criado para atender à comunidade e dependentes de PMs e bombeiros.

Entre a missão do colégio está assegurar o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania, do trabalho e do lazer, compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do estado, da família e dos demais grupos comunitários.

A instituição está sob o comando da tenente-coronel QOPM Jadna dos Santos Barros. Atualmente, funciona com aproximadamente 5 mil alunos e é a terceira maior escola do Brasil em número de estudantes e a primeira do Estado do Amazonas, entre colégios militares.

Fonte: David Batista

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)