Policial

Cobra Caninana é avistada por moradores em área urbana de Vilhena

Cobra foi filmada por populares

A cobra foi avistada por moradores na avenida 710, esquina com a rua 701, no bairro Bodanese, em Vilhena/RO.

O vilhenense Fábio Silva de Almeida avistou o momento em que a cobra da espécie Caninana se arrastava pela rua e subiu na calçada.

Na sequencia, a cobra adentrou ao pátio da igreja Comunidade Católica  Santo Antonio e Padua.

O Corpo de Bombeiros Militares foi acionado e após os trabalhos, conseguiram capturar a cobra, que posteriormente foi devolvida ao habitat natural.

As cobras geralmente causam aversão a muita gente, afinal, elas levam a fama de perigosas. Mas assim como qualquer outro animal, as serpentes merecem respeito, atenção e claro, admiração.

Entre tantas répteis que são popularmente conhecidos pelo comportamento característico, um que se destaca é a caninana (Spilotes pullatus). Com 2,5 metros de comprimento esta cobra é considerada uma das maiores da Mata Atlântica.

Mas a fama da espécie no Brasil se dá principalmente por seu nome ter se tornado uma expressão popular que se refere a alguém que tem o temperamento difícil e é agressivo. Isto porque, apesar não ser venenosa, a caninana é considerada uma serpente brava.

Além do tamanho, a caninana impressiona pela coloração contrastante negro e amarelo. Existem cinco subespécies dessa cobra e três delas podem ser encontradas no Brasil.

É terrestre e também arborícola, ou seja, que sobe em árvores. Alimenta-se de aves, roedores, anfíbios e de mamíferos de pequeno porte, como preás.

De hábito solitário, a serpente se une a outro indivíduo apenas no período de reprodução, geralmente na metade no inverno.

Neste período os machos realizam um ritual de combate. A fêmea da espécie põe cerca de oito ovos que são incubados por mais 65 dias e eclodem no verão.

Errata: No título da matéria havia ocorrido um erro de digitação em relação ao nome da cobra. Uma vez visto o erro, a matéria foi reeditada.

Tony Rota/ Clauemir Sabino

Vídeo e foto:Fábio Silva de Almeida

Rota Policial News

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)