China invade espaço aéreo de Taiwan no mesmo dia em que Rússia ataca Ucrânia
Caças da Força Aérea de Taiwan foram enviados para intimidar as aeronaves chinesas
Nesta quinta-feira, 24 de Fevereiro, o Ministério da Defesa de Taiwan, por meio de sua Força Aérea, alertou que nove aeronaves da China entraram em sua zona de defesa aérea.
As informações circularam na imprensa internacional, e o fato acontece no mesmo dia em que ataques da Rússia foram registrados na Ucrânia.
Taiwan teme que a China aproveite do conflito entre à Rússia e Ucrânia para também invadir e tomar o país.
Conflito entre China e Taiwan
Caças da Força Aérea de Taiwan foram enviados para intimidar as aeronaves chinesas.
Além disso, mísseis de defesa aérea já foram implantados para “monitorar as atividades”, de acordo com o ministério.
Durante esse período, Taiwan tem observado com cautela a crise entre Rússia e Ucrânia, com medo, inclusive, de que a China faça algum movimento.
Vale destacar que, embora Taiwan não tenha relatado nenhum movimento incomum das aeronaves chinesas, o governo aumentou seu nível de alerta.
China diz que Taiwan “não é Ucrânia” e ilha aumenta nível de alerta
PEQUIM/TAIPÉ (Reuters) – Taiwan “não é a Ucrânia” e sempre foi uma parte inalienável da China, disse o Ministério das Relações Exteriores chinês nesta quarta-feira, enquanto a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, pediu que a ilha reforce a vigilância sobre atividades militares em resposta à crise.
Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia
Com o ataque da Rússia à Ucrânia nesta quinta-feira (24) pessoas do mundo todo voltaram ainda mais suas atenções para entender o que provocou o conflito entre os dois países.
A principal razão por trás da divergência entre Rússia e Ucrânia é o desejo dos ucranianos em fazer parte da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança militar internacional fundada em 1949 e que conta com 30 países-membros, entre eles: Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Turquia.
O que também está em jogo é uma questão cultural e geopolítica, pelo fato da Rússia não querer um vizinho convertido ao ocidente, inscrito na Otan e com laços com a União Europeia.
A Rússia tenta preservar sua influência sobre uma área que já foi a cabeça da União Soviética. Para o presidente Vladimir Putin, a Ucrânia ainda pertence ao império russo.
Há muito tempo que a Rússia resiste aos movimentos da Ucrânia de aproximação com a Otan e com a União Europeia.
Apesar de ser uma ex-república soviética, a Ucrânia tem laços sociais e culturais com a Rússia.
Fonte: Jovem Pam