Geral

Única em Rondônia: Vilhena é contemplada com projeto federal em benefício de mais de 200 famílias através da Assistência Social

Projeto "Conta pra Mim" estimula leitura, escrita e linguagem oral entre crianças e familiares

Primeira cidade no Estado, Vilhena deu início ao programa “Conta Pra Mim”, do Governo Federal, nesta semana em benefício de mais de 200 famílias com o objetivo de estimular a leitura, escrita e linguagem oral entre crianças e familiares.

Executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), o projeto envolve a entrega de kits de livros as famílias, realizada em cerimônia no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com presença de autoridades.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Lucélia Vargas, o futuro de uma criança começa a ser desenhado no ambiente familiar, principalmente ao longo da primeira infância.

“Por isso, seguindo os rumos apontados pela Política Nacional de Alfabetização, fomos contemplados em reconhecimento por desenvolver trabalho de excelência com o programa municipal Criança Feliz, da Secretaria Municipal de Assistência Social. Agora vamos estimular ainda mais a aprendizagem da linguagem oral, da leitura e da escrita ainda em casa, na convivência entre pais e filhos”, explica.

Estiveram presentes no evento, o prefeito Eduardo Japonês, a vice-prefeita Patrícia da Glória, a secretária municipal de Assistência Social, Lucélia Vargas, a coordenadora do Programa Criança Feliz, Lilian Domingues, a coordenadora do Cras, Valéria Gazeta e os vereadores Sargento Damassa, Zezinho da Diságua, Samir Ali e Wilson Tabalipa.

“Ensinar bem nossas crianças é uma responsabilidade da família e também do Poder Público. O futuro delas começa dentro de casa, onde agora vamos passar a atuar com ainda mais presença. Cada família que recebe este kit terá à sua disposição 20 histórias lúdicas para que os pequenos tenham este contato com a leitura, que será um grande aprendizado para o futuro”, aponta Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena.

O projeto Conta pra Mim é uma ação dos ministérios da Educação e Cidadania, lançado pelo Governo Federal em 2020.

O projeto era aplicado nas instituições de educação infantil e agora foi expandido diretamente para as famílias, como ação de Assistência Social.

O projeto envolve a literacia familiar, que prevê leitura em voz alta feita pelos adultos às crianças, preparando os pequenos para o ciclo de alfabetização.

“É importante que este projeto aconteça em nossa cidade, algo que buscamos desde quando eu ainda trabalhava na Semas. Os trabalhos na Prefeitura acontecem de maneira contínua entre as gestões de secretários e, hoje como vice-prefeita, fico feliz de ver a entrega deste material, pois foi algo que batalhamos no passado e hoje se torna uma realidade”, destaca a vice-prefeita Patrícia da Glória.

A primeira etapa, foi a entrega dos kits para as famílias presentes na cerimônia. Vilhena recebeu 200 destes kits, contando com 20 livros cada, já os demais, serão entregues para as famílias que são atendidas e visitadas pela equipe da Semas, no decorrer das próximas semanas.

Mais informações podem ser conseguidas com a Semas através do telefone e WhatsApp 3919-7021, ou diretamente na sede da secretaria, localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 921, esquina com a avenida Juraci Correia Muller, no bairro Jardim Eldorado.

Semcom

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)