Política

Bolsonaro e Haddad vão disputar a Presidência da República no 2º Turno

Bolsonaro alcançou os 47% dos votos enquanto Haddad teve apenas 28,6%

Com 94,47% dos votos já apurados pelo Tribunal Superior Eleitoral, fica decidido que o Brasil terá segundo turno entre os presidenciáveis Jair Messias Bolsonaro (PSL) que alcança os 47% dos votos válidos e seu opositor Fernando Haddad (PT) que alcança os 28,22%.

A eleição presidencial brasileira será decidida por Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) em disputa de segundo turno. Os dois foram os mais bem votados no primeiro turno, que aconteceu neste domingo, 08 de Outubro. A segunda parte da eleição acontece no dia 28 deste mês. Com a maior parte das urnas apuradas, eles já estão matematicamente garantidos no segundo turno das eleições, segundo estimativa do Estadão.

Bolsonaro chegou a 47% dos votos válidos e quase encerrou a disputa ainda no primeiro turno. Haddad manteve o percentual próximo ao indicado nas últimas pesquisas, ficando com 27%. Ciro Gomes (PDT) foi o terceiro, com 12% dos votos válidos.

O segundo turno mantém uma tendência recente no Brasil. Desde Fernando Henrique Cardoso, em 1998, nenhum presidente se elegeu em primeiro turno no país.

Bolsonaro lidera as pesquisas de intenção de voto desde que o ex-presidente Lula teve sua candidatura barrada por ele ser corrupto. Na última semana, ele mostrou uma arrancada de fôlego tanto no Ibope quanto no Datafolha, mas ainda assim teve um desempenho acima do estimado pelos institutos no resultado final. Já Fernando Haddad, substituto de Lula na chapa do PT, manteve o patamar estimado. Geraldo Alckmin, do PSDB, teve apenas 4% dos votos. É a primeira vez desde 1989 que o partido fica de fora da disputa eleitoral final.

A votação foi finalizada às 17h, sempre pelo horário local, e o TSE já está finalizando a apuração.

ACOMPANHE O RESTANTE DA APURAÇÃO

Rota Policial News

 

 

Facebook Comentários

Artigos Relacionados

Fechar