Avião de pequeno porte cai próximo a aeroporto de Manaus e deixa dez feridos
Feridos foram encaminhados a hospitais na capital. Avião, que partiu de Manaus e seguia em direção à Maués, caiu em região de mata.
Um avião de pequeno porte com destino a Maués, a 276 km de Manaus, caiu na tarde desta segunda-feira, 16 de Setembro, nas proximidades do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.
Dez pessoas que estavam no voo foram resgatadas e encaminhadas a hospitais na capital.
A Infraero informou, por meio de nota, que o avião C-208, matrícula PT-MHC, partiu de Manaus para Maués às 12h26 e caiu instantes após a decolagem, em região de mata dentro da área do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO) de Manaus ficou responsável por comandar as ações de resgate.
Os bombeiros foram acionados às 13h20 por um dos tripulantes. Até as 17h, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) registrou a entrada de nove vítimas nos Hospitais e Prontos Socorros (HPS) 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo, e uma delas já recebeu alta.
A décima vítima foi transferida para um hospital particular em Manaus.
Duas das dez vítimas do acidente aéreo trabalham para o Governo do Amazonas. Vanna Agostinho da Mota, 33 anos, presta serviço à Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), por meio de contrato temporário firmado em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades).
Francisco Pereira de Souza, 40 anos, é funcionário comissionado da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab).
Vanna e Francisco fazem parte do Conselho Estadual de Assistência Social e estavam a caminho do município de Maués para visitar o Conselho de Assistência Social da cidade, com o objetivo de colher informações para a realização da conferência municipal que discutirá a política da assistência social no estado.
A Seas informou que as passagens foram compradas para ambos por meio da empresa que presta esse serviço para a secretaria.
O Corpo de Bombeiros informou ainda que o local é de difícil acesso. Um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionado para fazer o resgate.
O aeroporto em Manaus, segundo a Infraero, foi fechado para decolagens e pousos por pouco mais de uma hora.
Neste período, a Infraero informou que quatro voos foram afetados: dois alternaram para Santarém (PA), um foi para Boa Vista e outro retornou para a capital de Roraima.
Policiais militares também atenderam a ocorrência. O trânsito na Avenida Tarumã, que dá acesso ao local, foi afetado.
Fonte: G1 Amazonas