Assinada Concessão da BR-364 que prevê duplicação entre Vilhena e Porto Velho, entenda:
Antes do início oficial da concessão, a Nova 364 firmou um termo de cooperação com o DNIT e iniciou os trabalhos de forma antecipada. As obras devem gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos.

Na quinta-feira, 18 de Julho, em Brasília, foi oficializada a assinatura do contrato de concessão da BR-364, um dos principais eixos de transporte de Rondônia.

A concessão prevê a duplicação de um trecho de 135 quilômetros da rodovia, que liga Vilhena a Porto Velho. Além disso, estão previstas obras de implantação de cerca de 200 quilômetros de terceira faixa, passarelas e outras melhorias de infraestrutura ao longo do trajeto.
A obra faz parte da chamada “Rota Agro Norte”, um corredor logístico estratégico para o escoamento da produção agrícola de Rondônia e do sul de Mato Grosso até os portos de Porto Velho. O lote concedido abrange um total de 686,7 quilômetros da BR-364, atravessando 10 municípios do estado.

A Concessão
O processo de concessão foi realizado em um leilão no final de junho, no qual a concessionária Nova 364 foi a única participante, oferecendo um desconto de 0,05% na tarifa básica do pedágio. O consórcio vencedor é formado pela empresa 4UM Investimentos (antiga J. Malucelli) e o banco Opportunity.
A Nova 364 tem como meta transformar a BR-364 em uma rodovia mais moderna e segura, com um novo modelo de cobrança de pedágio, o sistema “free flow”.
Diferente dos pedágios tradicionais, esse modelo dispensa a instalação de praças com cabines de pagamento. Através de pórticos equipados com câmeras, o sistema identifica automaticamente os veículos, sem necessidade de parada.
Pedágio e Sistema Free Flow
O sistema “free flow” trará mais fluidez ao tráfego, já que os motoristas não precisarão parar para pagar. Veículos equipados com tags de pagamento automático, como o “Sem Parar”, passarão normalmente pelos pórticos, enquanto os carros sem o dispositivo terão suas placas capturadas pelas câmeras. A cobrança será realizada por meio de e-mail ou WhatsApp, e o pagamento poderá ser feito imediatamente ou até uma semana após o trânsito.
O valor do pedágio na BR-364 será de R$ 0,19 por quilômetro rodado. O cálculo da tarifa será feito com base na quantidade de eixos do veículo e a distância percorrida entre os pontos de cobrança.
Impacto Econômico e Empregos
As obras previstas devem gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local e aquecendo o mercado de trabalho em Rondônia.
A Nova 364 já iniciou, de forma antecipada, algumas frentes de trabalho. Antes mesmo da assinatura oficial do contrato, a concessionária firmou um termo de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o que permitiu o início das obras de sinalização e recuperação da rodovia.
Obras em Andamento
Apesar de a concessão ter sido oficialmente assinada apenas em 18 de setembro, a Nova 364 já atua em quatro frentes de trabalho: duas voltadas para sinalização e conservação da rodovia e outras duas focadas na recuperação de obras de arte especiais (OAE), como pontes e viadutos.
Uma das ações mais significativas foi a reforma da ponte sobre o Rio Candeias, em Candeias do Jamari. Essa estrutura, inicialmente fora do contrato de concessão, foi incluída após uma vistoria apontar problemas de estabilidade, o que levou à interdição da ponte.
“A inclusão dessa obra no plano de trabalho é uma medida importante para reduzir o tempo de execução e garantir a segurança dos motoristas”, explicou Wagner Martins, CEO da Nova 364, em entrevista ao jornal Rota Policial News.
A reforma da ponte, inicialmente prevista para durar um ano, foi acelerada, com a previsão de conclusão em apenas seis meses.
Próximos Passos
Embora o contrato já tenha sido assinado, a operação formal da concessão só terá início após a publicação do termo de arrolamento, que formaliza a transferência dos bens e ativos para a gestão da concessionária.
A partir dessa formalização, a Nova 364 assumirá totalmente a gestão da rodovia e as obras de duplicação e melhorias seguirão em ritmo acelerado, com benefícios diretos para a infraestrutura de transporte de Rondônia.
Com as obras e melhorias em andamento, a BR-364 promete se tornar mais moderna e segura, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região e para a melhoria da mobilidade dos moradores e motoristas que utilizam essa importante via de transporte.
Essa concessão representa não apenas um avanço significativo para a infraestrutura de Rondônia, mas também um modelo de gestão mais eficiente para rodovias federais, com foco na modernização e na redução dos impactos no tráfego e no meio ambiente.
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Redação
Rota Policial News