Cinco trabalhadores são resgatados de condição análoga à escravidão em reserva extrativista de RO
Trabalhadores foram encontrados em condições degradantes e sem acesso a água potável. As duas propriedades ficam próximas à Terra Indígena Karipuna (TIka).
Cinco trabalhadores foram resgatados de situação análoga à escravidão em duas propriedades de criação de gado, localizadas na Reserva Extrativista (RESEX) estadual de Jaci Paraná (RO), ao lado da Terra Indígena Karipuna (TIKA).
Durante a fiscalização realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram resgatados um vaqueiro e outros quatro trabalhadores, incluindo um adolescente de 16 anos.
Todos foram contratados para roçar a pastagem e viviam em condições degradantes, em locais precários, sem acesso a água potável e instalações sanitárias.
Os empregadores foram autuados pelas irregularidades encontradas e notificados a pagar os salários e rescisões e devem responder criminalmente.
Além disso, o MTE identificou um mandado de prisão em aberto contra um dos trabalhadores resgatados, que foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A Terra Indígena Karipuna (TIka) está passando por um processo de desintrusão e, de acordo com o MTE, as propriedades que foram fiscalizadas, mesmo que estejam fora da terra indígena, estão diretamente ligadas de forma social e econômica ao processo de retirada dos invasores.
Além do MTE, o resgate contou com a participação conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Defensoria Pública da União (DPU), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Fonte: G1