Secretário de Saúde de Vilhena intensifica ações de combate ao HIV através da campanha Dezembro Vermelho
Nos dias 14 e 15, as Unidades de Saúde realizarão testagem rápida, palestras e atividades educacionais
O último mês do ano também marca uma grande mobilização nacional na luta contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com a campanha Dezembro Vermelho.
Pensando nisso, o secretário de saúde Wagner Wasczuk Borges, através da Prefeitura de Vilhena vai intensificar as ações de prevenção e combate ao vírus no município. Nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15 de dezembro respectivamente, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão promovendo testagem rápida, palestras e atividades educacionais, das 7h às 19h, para a população.
O HIV é uma Infecção Sexualmente Transmissível, causadora da AIDS, que afeta o sistema imunológico do organismo, comprometendo sua capacidade de combater infecções e doenças. Sua transmissão pode ocorrer por meio de relações sexuais desprotegidas com uma pessoa soropositiva, compartilhamento de objetos perfurocortantes não esterilizados, transfusões de sangue contaminado ou de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação.
Embora o preservativo seja amplamente reconhecido como um método preventivo, o Ministério de Saúde também disponibiliza a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) como uma alternativa para evitar a infecção pelo vírus.
Em Vilhena, o medicamento está disponível no Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Ele é recomendado para pessoas que não têm HIV, mas que estão expostas a um maior risco de contrair a infecção devido às suas práticas sexuais, sorologia do parceiro e outras vulnerabilidades.
Além disso, há também a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situações de risco à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras IST.
Para os casos em que uma pessoa passou por uma situação de risco, a melhor abordagem é obter um diagnóstico precoce e buscar tratamento com medicamentos antirretrovirais (ARV). Os testes rápidos para identificar o HIV podem ser realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no SAE/CTA.
O SAE/CTA está localizado na Rua Porto Velho, nº 178, bairro 5º BEC, das 7h às 18h.
Fonte: SEMCOM/Rota Policial News