Família de pecuarista e filho que morreram em queda de avião pede respeito por luto: ‘Seus sorrisos iluminaram nossas vidas’
Garon Maia, de 42 anos, e o filho Francisco Veronezi Maia, 11, morreram após bimotor cair em área de floresta em Vilhena (RO). 'Suas palavras aqueceram nossos corações e sua presença deixou marcas indeléveis em cada um de nós', diz a nota.
A família do pecuarista Garon Maia Filho e do menino Francisco Veronezi Maia, pai e filho que morreram em uma queda de avião em Vilhena/RO, divulgou nota oficial nesta segunda-feira, 31 de Julho, pedindo amparo para enfrentar a perda e respeito pelo luto.
Francisco, de 11 anos, e o pai Garon, de 42, morreram durante uma queda de avião em Rondônia, após o bimotor Beechcraft Baron 58 se chocar contra árvores na divisa com o Mato Grosso.
A nota de pesar divulgada em nome da família Maia cita que o pai e filho, apelidado como Kiko, tocaram as vidas das pessoas por onde passavam, e que o sorriso iluminou a vida de todos.
“Garon e Kiko foram filhos, irmãos, exemplares, além de amigos verdadeiros a todos que tiveram a benção de conhecê-los. Seus sorrisos iluminaram nossas vidas, suas palavras aqueceram nossos corações e sua presença deixou marcas indeléveis em cada um de nós”.
O texto ainda complementa:
“Pedimos à comunidade que nos ampare neste momento difícil, respeitando nosso luto e concedendo-nos o espaço necessário para enfrentarmos essa perda inestimável em nossa família”, reitera o comunicado.
A família Maia agradeceu a todos que compartilham da mesma dor, por terem amado Garon e Kiko.
Segundo apurou o g1, o menino passava as férias escolares com o pai, que pilotava a aeronave, e retornaria para Campo Grande, onde morava com a mãe.
Os corpos de pai e filho foram transladados de Rondônia para o Mato Grosso do Sul na noite de domingo (30), após liberação do Instituto Médico Legal (IML).
Pai e filho vão ser velados juntos em um cemitério particular da capital e o sepultamento está previsto para acontecer nessa terça-feira (1º) em Campo Grande (MS). O velório deve começar durante a tarde desta segunda-feira (31).
Queda em floresta
O Beechcraft Baron 58 caiu no último sábado (29) em uma área de mata fechada em Vilhena, perto de Mato Grosso.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave das vítimas bateu violentamente contra as árvores, perto de um local conhecido como Cachoeira das Cavernas.
Houve um forte impacto e moradores da região ouviram o estrondo. O acidente com o bimotor aconteceu cerca de oito minutos depois do avião decolar do aeroporto de Vilhena rumo a uma fazenda de Comodoro (MT). Os corpos deles foram encontrados junto aos destroços do avião.
Menino filmado pilotando avião
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o menino de 11 anos pilotando um avião bimotor ao lado de um homem. (veja o vídeo abaixo).
Ainda não foi confirmado pelas autoridades se o vídeo foi gravado no mesmo dia do acidente aéreo em Vilhena e nem a identidade do homem que deixa a criança conduzir a aeronave. Alguns dizem que e o pai, outros que seria um tio do garoto.
Pela legislação brasileira, para pilotar um avião é obrigatório ter mais de 18 anos, ensino médio completo e um cadastro junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Na mesma gravação, o homem aparece bebendo uma cerveja enquanto o menino manuseia sozinho o manche do avião. “O passageiro pode tomar uma, né Kiko?“, pergunta ao garoto.
Local onde avião caiu com pecuarista e o filho, na divisa entre RO e MT — Foto: Arte g1
@_antonynhosc Respondendo a @luizbaza Saiba mais em: https://rotapolicialnews.com.br/dias-antes-de-acidente-de-aviao-fazendeiro-se-filmou-deixando-filho-de-11-anos-pilotar-enquanto-bebia-video/ #desastreaéreo #notícias #rotapolicial #rotapolicialnews #acidentesaéreos #acidentesaéreos #vilhenarondonia #vilhenaro #vilhena #avião #acidenteaéreo #acidentefatal #garon #garonmaia #aeronave #quedadeaviao #corpodebombeiros #cenipa #anac