Caminhoneiros param estradas em SP e no RJ nesta segunda-feira
Movimento começou por volta de 5h25 no km 274
Nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, caminhoneiros realizam paralisação contra a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, nessa segunda-feira (10/12/18). Na ocasião, Fux suspendeu a cobrança de multas à empresas que não aderem ao acordo de pagamento mínimo proposto pela tabela de frete.
Por conta disso, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) está impedida de realizar a cobrança até o julgamento do texto no supremo. A paralisação, portanto, teria o objetivo de sensibilizar o STF a derrubar a liminar.
No Rio de Janeiro, o protesto ocorre na Rodovia Presidente Dutra, altura de Barra Mansa (concentração no km 275). Pela manhã, segundo a rádio CBN, o engarrafamento alcançava 2 km.
Já em São Paulo, a paralisação acontece na região de Pindamonhangaba, no km 92 (nos sentidos RJ e SP). Também foi noticiado pelo jornal Estadão que, por volta das 8:00hs de hoje, cerca de 20 caminhoneiros se concentravam na rotatória da Av. Augusto Barata, entrada do Porto de Santos, litoral paulista. A guarda portuária e a Polícia Militar foram ao local e logo a concentração se dissipou, retomando o fluxo de caminhões. “Não houve prejuízos ao trânsito. Foi uma manifestação pacífica, sem bloqueio”, informou a assessoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
De acordo com informações, a orientação dos caminhoneiros é de que a paralisação deve ocorrer nos acostamentos, permitindo a passagem dos carros.
Carlos Mont Serrate / Claudemir Sabino
Rota Policial News