Repórter e bombeiros resgatam coruja de bueiro em Vilhena
Criança viu animal preso em bueiro e pai do menor chamou a reportagem
O resgate de uma coruja Athene Cunicularia , chamada popularmente de coruja buraqueira foi registrado na noite desta quinta-feira, 27 de Maio, na avenida Sabino Bezerra de Queiroz, no bairro Jardim Eldorado, em Vilhena.
Tudo começou quando um garoto ouviu os barulhos da coruja vindo do bueiro durante a tarde e contou para seu pai, que é proprietário do restaurante Imperial, em frente ao local dos fatos.
O empresário então enviou mensagem para reportagem no jornal Rota Policial News, tendo o repórter “Tony” se deslocado ao local para ver a situação.
A coruja estava dentro do bueiro que tinha uma tampa de ferro com grade e estava presa ao solo, nas dependências do extinto posto Xodó, sendo que o repórter chegou a utilizar um martelo e um pedaço de ferro para tentar soltar a tampa.
Sem conseguir retirar a tampa e vendo que a coruja havia adentrado em um cano de PVC , Tony Rota chegou a acionar a Secretária Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), no entanto, estes disseram que não tinham o equipamento e somente pela manhã poderiam ir ao local averiguar a situação.
Então, Tony Rota solicitou a presença do Corpo de Bombeiros Militares para pedir um “pé de cabra” para conseguir retirar a tampa e prontamente o chamado foi atendido pela equipe de bombeiros militares.
Os bombeiros retiraram a tampa e o repórter se prontificou em entrar no bueiro para retirar a coruja.
Após alguns minutos na tentativa de resgatá-la, o repórter com o apoio do garoto (foto) conseguiram fazer com que a coruja saísse do cano e voasse para fora. Após isto, a tampa foi devidamente colocada no local para evitar que algum acidente ocorresse.
A reportagem constatou que a coruja havia entrado pelo cano PVC nas dependências do posto, no entanto, o local de acesso estava fechado devido a sujeira ter o entupido e ao que tudo indica, já havia dias que a coruja estava presa.
A coruja encontrada é da espécie Athene cunicularia , chamada popularmente de coruja buraqueira.
Esses animais fazem seus ninhos em buracos no solo e por causa da urbanização acabam utilizando locais como bueiros para fazerem seus ninhos.
A reportagem agradece ao empenho do Corpo de Bombeiros Militares no auxílio prestado ao resgate dessa coruja.
Tony Rota/ Claudemir Sabino
Rota Policial News