Crime Cibernético: hackers invadem site de notícias tentando prejudicar candidatos em Colorado do Oeste
Criminosos agiram de forma ilegal tentando prejudicar o pleito eleitoral
Na madrugada desse domingo, 15 d eNovembro, em uma tentativa suja e inescrupulosa, hackers invadiram o site Conesul Acontece, e publicaram uma notícia falsa, a chamada “Fake News”, onde afirmava que o candidato Edinho da Rádio havia desistido das eleições.
Provavelmente seguindo ordem de um de seus concorrentes, a postagem tentou enganar o eleitor coloradense.
A equipe técnica do veículo de comunicação, em uma rápida ação, conseguiu normalizar a situação, retirando do ar a notícia.
Vale ressaltar que a ação se configura “Crime Cibernético”. Pena – reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa, se a conduta não constitui crime mais grave. 4° Na hipótese do § 3o, aumenta-se a pena de um a dois terços se houver divulgação, comercialização ou transmissão a terceiro, a qualquer título, dos dados ou informações obtidas.
Quando um indivíduo, também influenciado por tais características, compartilha uma Fake News, pode sim estar cometendo crime.
Se a notícia falsa for difamatória, por exemplo, e divulgada na íntegra pelo sujeito que compartilha, poderá suportar as sanções penais.
Aliás, o mero compartilhamento de uma Fake News pode resultar a quem compartilhou a obrigação de um pagamento de indenização à vítima da mentira.
Tendo em vista os mais de três anos do Site Conesul Acontece atuando no meio jornalístico, buscando sempre a verdade dos fatos, com integridade, dedicação, imparcialidades, repudiamos veentemente tal ação desses criminosos, e de seus mandantes, todas as ações judiciais serão tomadas, inclusive, responsabilizando, aqueles de forma maldosa, também compartilharão o link e o “print”, e buscará a verdade doa a quem doer.
https://youtu.be/TWv00h6r7r4
Fonte: Assessoria