Vereadores “rebatizam” mais uma escola que tinha sobrenome Donadon em Vilhena
A até então Escola Dalila Donadon agora passa a se chamar Professora Dirce Bianchin de Ávila
Nesta terça-feira, 06, voltou às discussões na Câmara de Vereadores de Vilhena uma matéria que vem se arrastado há anos e tem causado polêmica nas redes sociais a cada novo capítulo: a troca de nomes de escolas com o sobrenome Donadon.
O assunto vem se arrastando desde 2013, quando uma Ação Civil movida pelo Ministério Público pedindo a troca de nomes das escolas foi acatada pela justiça.
A sentença da 1ª Vara Cível afirmou que os ex-prefeitos Melki e Marlon Donadon utilizaram-se da máquina pública para realizar promoção pessoal, tendo atribuído, por meio de decreto, a quatro Escolas Públicas Municipais, nomes de seus familiares.
A justiça ordenou a troca de nomes das escolas Dalila Donadon, Antônio Donadon, Marcos Donadon e Ângelo Mariano Donadon. As duas últimas, Ângelo Mariano Donadon e Antônio Donadon, já tiveram os nomes alterados e agora se chamam, respectivamente, Professora Cleonice Batista de Jesus e Professora Penha Resende Leite.
Em março deste ano, a matéria voltou à pauta da Câmara Municipal, com a proposta de rebatizar a Escola Dalila Donadon, que passaria a se chamar Escola Tarsila do Amaral. Mas, com cinco abstenções, a matéria foi rejeitada. Se abstiveram de votar os vereadores Professora Valdete Savaris (PPS), Leninha do Povo (PSC), Samir Ali e Carlos Suchi, ambos do Podemos, e Vanderlei Graebin (PSC).
No entanto, o Ministério Público oficiou o Legislativo para que a determinação da Justiça fosse cumprida, e a escola renomeada.
Hoje, com a autoria da vereadora Professora Valdete Savaris, o Projeto de Lei 5.942/2020, tratou da substituição do nome da Escola Dalila Donadon que passa a se chamar Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Dirce Bianchin de Ávila. A nova homenageada trabalhou por anos na Escola e era querida na comunidade escolar e morreu após acidente em uma estrada vicinal de Mato Grosso.
Ainda há um capítulo em aberto. Tramita nas comissões permanentes do legislativo vilhenense o projeto que trata da alteração do nome da Escola Marcos Donadon, que pela proposta do Executivo passaria a se chamar Escola Gorete Domingos. Ainda não há previsão de quando o projeto entra na pauta.
https://youtu.be/kAG5njLrQB8
Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci