Geral

Secretária destaca avanços na Educação de Chupinguaia: salas climatizadas e tecnologia melhorando ensino

“Escolas são infantis, mas parecem centros universitários”

A secretária municipal de Educação de Chupinguaia, Maria Aparecida da Silva, destacou  os avanços na educação infantil do quarto maior município do Sul rondoniense.

O município é responsável por oferecer educação infantil até as séries finais do ensino fundamental. Em Chupinguaia, a Secretaria Municipal de Educação mantém em funcionamento oito escolas situadas nas áreas urbana e rural.

De acordo com a secretária, todas as escolas do município são climatizadas, dispõem de computadores e datashows e sistema de diários online, além de transporte escolar terceirizado na área rural.

De acordo com Maria Aparecida, há dois anos o município adotou o Sistema Positivo de Ensino. “O intuito era melhorar a qualidade do ensino, que já era boa, e esse sistema nos possibilitou trazer para a escola pública tecnologias de ensino empregadas em colégios privados”, pontuou a secretária, que disse ainda: “O município investiu nesse sistema que possibilita a capacitação dos professores pela empresa Positivo, que também fornece o material didático atualizado. Tivemos a adesão de 100% dos professores ao sistema”.

Maria Aparecida disse ainda que a Secretaria está realizando um trabalho de reestruturação em todas as escolas municipais no tocante a parte física, com novas pinturas, troca de cerâmicas, reparos e adequações no sistema elétrico, com vistas a instalação do projeto do Corpo de Bombeiros, exigência do Ministério Público.

“Duas escolas já foram preparadas e as demais também serão. Faremos também novas fachadas das nossas escolas, que são infantis, mas parecem centros universitários. Elas não têm nada de infantil, então vamos torná-las mais atrativas para o aluno, mais agradáveis; as crianças precisam chegar no portão e se alegrar: ‘essa é a minha escola’.
Para isso ela precisa ser bonita já do lado de fora. Não é apenas o ensino, ela tem que ter algo de lúdico, tem que ofertar algo de diferencial para as crianças”, argumentou, revelando que também serão instalados parquinhos nas escolas infantis. “Precisa ter um lazer diferenciado que não seja apenas o futebol”.

No quesito segurança, a secretária citou o caso específico da escola Walter José Zanella, no distrito do Guaporé, às margens da BR-364, que irá receber um sistema de videomonitoramento e alarme. “A escola também contará com vigilantes”, apontou a secretária, revelando que a meta é que todas as unidades educacionais do município sejam beneficiadas com o sistema.

Maria Aparecida disse ainda que a Secretaria está com um processo de terceira dos servidos de limpeza. “Com a terceirização a gente vai cuidar da saúde do servidor e elevá-lo de cargo, aproveitando o grau de instrução de cada, já que temos servidores da limpeza que hoje já tem ensino superior”, pontuou a secretária que revelou ainda que em breve deve ser aberto concurso público para a contratação de professores.

Fonte: Folha do Sul

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)