Novas regras eleitorais aprovada pela Câmera dos Deputados liberam candidatura de Melki e permitem a Bagattoli gastar milhões na campanha para prefeito
Alterações na Lei Eleitoral foram aprovadas esta semana pela Câmara dos Deputados
A primeira mudança beneficia o empresário Jaime Bagattoli (PSL), que ainda não decidiu se concorrerá a prefeito. Pela nova legislação, ele poderá gastar o quanto quiser de recursos próprios na campanha. Dono de um patrimônio multimilionário, Bagattoli poderá desequilibrar a disputa, se resolver se aproveitar da regra aprovada pelos deputados federais.
Outro que também leva vantagem com a alteração nas regras eleitorais é o ex-prefeito Melki Donadon (PDT), que hoje estaria fora da disputa em razão de problemas judiciais. Ele concorreu sob liminar nos últimos pleitos que disputou.
Agora, caso seja sancionada a tempo de valer para o ano que vem, a nova lei eleitoral estabelece que o candidato não precisa mais provar que é “ficha limpa” no momento do registro de seu nome para a disputa.
Melki, portanto, poderia concorrer e, somente após o resultado é que a Justiça Eleitoral iria verificar se ele estava apto para a disputa.
Fonte: Folha do Sul Online