Geral

Formando em enfermagem

Senhor Reitor, Professores. Caros familiares, pais, amigos e convidados. Amados colegas de turma do curso de ENFERMAGEM da Universidade UNOPAR, formandos deste ano de 2022 e agora colegas de profissão…

Ufa! 1825 dias de luta, 43800 horas, quase 261 semanas de responsabilidade extrema, 60 meses de sol e chuva forte e noites perdidas, 5 anos de ENFERMAGEM… E uma vida inteira pela frente disso tudo junto! Ao menos, agora, teremos direito a cela especial, caso seja necessário!

Alguns dos que passaram por nós e iniciaram essa saga junto conosco já não estão aqui, outros foram inseridos em tempos diferentes e, de fato, já não lembramos mais quem são estes, nem em que momento chegaram. Apenas sabemos que somos parte de um todo que se completa como um ‘quebra-cabeça’ e nenhuma peça pode faltar para que a nossa imagem e identidade seja completa.

Amigos, colegas de turma, quanto vale tudo isso? O tesouro de tantas recordações comuns, de tantas horas vividas juntos, de tantos impulsos afetivos e efetivos, os anos de convivência, os momentos de estudo, trabalho, refeições ou diversão. É. Sabemos bem que é tudo isso mesmo!

Passamos muito tempo na Universidade, muitas vezes mais tempo do que em nossa própria casa. Por isso, sempre disse que os laços que criamos são fortes.

Já passamos por momentos bons e ruins… Muitos gritos de horror, outros de risos extravagantes já fizeram parte das nossas cenas (e quanta cenas nós fizemos… A sala mais artística da Universidade. Tudo era motivo para um teatro, não é verdade?). Somos uma turma perceptivelmente cheia de personalidades fortes e “peitos de aço”. E que bom!

E quando falo de tempos ruins, como passamos tempos terríveis, enfrentamos uma doença mundial que ceifou várias vidas. Neste tempo, além da Covid-19, das restrições causadas pela pandemia, da violência no planeta, eu, Joelza Albuquerque perdi minha honrada mãe  Ivony Coelho Albuquerque. Que Dor! Ela se tornou uma estrela guia para mim! E sabem, quando eu pensei em desistir, muitas vezes, eu me peguei pensando no sorriso dela ao me ver cursar enfermagem!

Que sorriso lindo Mamãe! A alegria que você tinha ao me ver, ao me abraçar, me beijar e dizer que tinha muito orgulho. Guerreira, você sempre foi guerreira e me ensinou a ser forte. Sei que fisicamente você hoje não pode estar aqui presente vendo minha vitória mamãe, mas sei, que ai no Céu, ao lado do nosso Pai Celestial você está sorrindo e em festa, comemorando minha vitória.

Sabe galera, posso definir ENFERMAGEM na frase de Florence Nigthtingale, onde ela diz: “Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”

Somos diferentes, pensantes, competentes e temos opiniões! A sociedade precisa de gente como nós. Mas, não é fácil conviver tão perto assim né? Concluo que, se hoje estamos vivos, é porque deu certo! Aliás, deu muito certo.

Em alguns momentos, lágrimas rolaram, individuais e coletivas. Brigas, reconciliações, amizades novas e muita vida! Sim, nós pulsamos por vidas, nós vivemos por vidas. Dedicamos a nossa vida para salvar vidas. Para aprender a lidar com vidas e foi aprendendo a lidar com vidas que aprendemos muitas das vezes, a lidar com as nossas próprias vidas, com as nossas dores.

Aprendemos a engolir o choro muitas vezes, mas também, a chorar muitas em outras ocasiões. O coração pulsou alto e pulsa fortemente. Os batimentos são vida, os altos e baixos das nossas vidas nos mostra o quão intenso nós somos e quanto amor temos e acima de tudo, somos fortes, temos garra para sairmos vitoriosos sempre!

Se me perguntarem o que vejo: Então vejo muito sucesso, esforço, dedicação, compromisso, entrega, cuidado diferenciado, respeito, amor, carinho e desejo de sempre proporcionar o melhor para cada “ser” (personalidade singular, vulgo paciente).

Realmente uma profissão belíssima, onde todos os dias temos contado com as maiores angustias e misérias dos humanos, mas é neste local que conquistamos uma ascensão inimaginável, incalculável e indescritível, esse crescimento se chama “CUIDAR” isso transpõem culturas e crenças, pulsando nesses corações, onde os sorrisos refletem o sentimento e as vestimentas refletem o que se busca a alma.

Se engana pensar que precisamos colar grau para sermos a enfermeira que tanto esperamos. Colar grau, formatura, é apenas uma burocracia, uma formalização. Hoje sim, escrevemos a última página do livro que formou a brilhante, ou o brilhante profissional que somos!

Desejo a todos nós, formandos de Enfermagem, uma boa sorte! Aliás, Sorte Não! Pois isso não existe. Existe muito trabalho, Força, Foco, Fé, Amor ao que faz e muita competência…

Todos que pronunciam: “…Seja Feita a Sua Vontade, assim na Terra como no Céu…” não podem acreditar em sorte (coisa do acaso), devemos acreditar em Deus… Só Ele rege nossa Vida. E foi Ele quem nos manteve firmes nessa longa caminhada, em meio a Covid-19 e todas as situações da vida e dos estudos.

Obrigado a todos de forma geral, aos professores, aos amigos, aos companheiros, aos meus filhos de sangue e do coração, ao marido, a minha mãe, aos colegas de turma, enfim, à Deus, por hoje completar mais essa etapa!

Agora sim, Sou ENFERMEIRA com muito amor e dedicação! Obrigada.

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)