Policial

Corpo de Bombeiros Militares resgata Tamanduá Mirim em terreno baldio do Orleans em Vilhena, veja vídeo:

Ontem, no mesmo bairro, um macaco Zogue Zogue já havia sido resgatado

Na manhã ensolarada desta quinta-feira, 14 de setembro, um emocionante episódio de resgate animal ocorreu no bairro Orleans, em Vilhena/RO, quando um tamanduá-mirim foi salvo por bravos membros do Corpo de Bombeiros Militares.

Esse resgate foi fruto do alerta dado por atentos moradores da região, que avistaram o indefeso animal em um terreno baldio e imediatamente acionaram os bombeiros, que não hesitaram em agir.

Esse evento segue um padrão preocupante, visto que, apenas ontem, um macaco Zogue Zogue também foi resgatado nas proximidades, no mesmo bairro. (veja).

Infelizmente, esses aparecimentos não são casos isolados, mas sim um reflexo triste da situação ambiental na região Norte e em todo o país.

O aumento alarmante das queimadas e desmatamentos está forçando esses animais a deixarem seus habitats naturais em busca de segurança e abrigo.

A Tenente Viviani Oliveira, em uma entrevista concedida à Rota, destacou a gravidade da situação. Desde o início deste mês, no dia 3 de setembro, até o momento, já foram realizadas 11 capturas de animais silvestres na cidade.

Esse número é um indicativo contundente dos desafios enfrentados pela fauna local, que está sofrendo com as consequências nefastas da degradação do meio ambiente.

“Então Tony, desde o dia 03 de Setembro até hoje já foram 11 resgates realizados pelo 1ºSGBM de Vilhena em áreas urbanas. As queimadas e o desmatamento são fatores cruciais para que estes animais deixem o habitat natural e venham para a cidade, onde acabam sofrendo e correm diversos riscos. É necessário a conscientização da população como um todo no combate as queimadas urbanas e florestais e na luta contra o desmatamento. Já vivemos num tempo de ebulição global e mesmo assim, as pessoas continuam a atacar a natureza e não pensam no amanhã. Vamos denunciar queimadas e desmatamentos e evitar tal destruição,” disse Viviani.

O tamanduá-mirim, conhecido por sua aparência peculiar e hábitos noturnos, é uma espécie fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas.

Alimentando-se principalmente de formigas e cupins, ele ajuda no controle dessas populações de insetos, desempenhando um papel importante na manutenção da biodiversidade.

No entanto, quando esses animais se veem forçados a se aventurar em áreas urbanas, como no caso desse resgate em Vilhena, enfrentam sérios riscos.

Além de estarem expostos a acidentes, eles também sofrem com o estresse causado pelo contato com seres humanos e ambientes desconhecidos.

Portanto, este episódio de resgate deve servir como um lembrete poderoso da necessidade de preservar nossos ecossistemas naturais e de adotar medidas concretas para combater o desmatamento e as queimadas que estão destruindo o lar de tantas espécies preciosas.

É um chamado à ação para proteger a biodiversidade de nosso planeta e garantir um futuro mais seguro para animais como o tamanduá-mirim e o macaco Zogue Zogue, que merecem viver em paz em seus ambientes naturais.

Texto: Antonio Carlos S. Santos

Fonte: Rota Policial News

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)